O que é a criptococose?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. As seguintes variantes (var.) do fungo Cryptococcus neoformans são comumente causadoras dessa doença: C.

Criptococose. Também conhecida como doença do pombo, é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite. Em alguns casos, pode ser assintomática, em outros, pode dar indícios como dor de cabeça, dor no peito, tosse e erupção na pele.

Ao apresentar febre, fraqueza, tosse, dor de cabeça muito forte, rigidez de nuca, náusea, vômito, entre outros sintomas que demoram a melhorar com medicação, o ideal é buscar auxílio de um profissional médico.

O tratamento da criptococose é feito por meio da administração de 0,3mg de Anfotericina B, durante 6 a 10 semanas. O fluconazol é um antifúngico que também pode ser utilizado para o tratamento da criptococose.

Como é feito o tratamento da criptococose? Frequentemente, o tratamento para a criptococose é feito por meio do uso de antifúngicos, principalmente em casos mais graves da doença, que devem ser usados conforme a orientação do médico.

Qual exame detecta a doença? A tomografia de tórax e a Ressonância Magnética de Crânio são exames de imagens fundamentais para investigar possíveis sintomas e podem detectar alterações sugestivas desse tipo de doença.

A criptococose pode se espalhar para a pele e causar uma erupção cutânea na forma de caroços (às vezes, com pus) ou feridas abertas. A infecção pulmonar raramente é perigosa. A meningite traz risco à vida.

Criptococose é uma micose sistêmica causada por duas espécies do basidiomiceto encapsulado, Cryptococcus neoformans e C. gattii, que, respectivamente, causam infecção em indivíduos imunocomprometidos e em hospedeiros imunocompetentes, respectivamente.

Aparecimento de erupções cutâneas vermelhas em uma região específica ou por todo o corpo. Ulcerações ou massas subcutâneas, semelhantes a tumores.
...
Sintomas

  1. Febre.
  2. Tosse.
  3. Dor no peito.
  4. Perda de peso.
  5. Fraqueza.

O diagnóstico da criptococose é clínico e laboratorial. A confirmação laboratorial é feita com o uso de “tinta da China” (nanquim) – com evidências de criptococos visíveis em materiais clínicos. Trata-se do principal diagnóstico das meningites criptocócicas: exame do líquor-LCR.

As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.

Agente Etiológico
Um fungo, o Cryptococcus neoformans, nas variedades neoformans (sorotipo A e D) e gatti (sorotipo B e C).

O piolho de pombo nada mais é do que um ácaro, como aqueles que habitam os sofás, camas, lençóis. Porém, diferentemente desse tipo de ácaro, ele é, na maior parte da sua vida, hematófago. Ou seja, ele passa a vida se alimentando do sangue de outros animais e seus hospedeiros favoritos são pombos e pardais.

Lave o local com água clorada.
Essa é a forma mais simples e eficiente de resolver o problema. Uma solução contendo um copinho de água sanitária para cada litro de água da torneira. É importante diluir o produto antes de manuseá-lo. A alta concentração de cloro pode causar irritação nos olhos, na garganta e no nariz.

Quando associada à AIDS, apresenta-se como a primeira infecção oportunista em 4,4% dos casos diagnosticados no Brasil e geralmente é causada pela espécie Cryptococcus neoformans sendo estimados 1.000.000 de casos anuais e 250.000 óbitos relacionados.

Para evitar uma maior exposição às doenças transmitidas por pombos, na hora de limpar a sujeira use um pano úmido para cobrir o nariz e a boca, bloqueando uma possível inalação de esporos. Além disso, procure lavar o local com água sanitária ou outro produto com cloro.

"Piolho do pombo é um ácaro, que habita as aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves. Ele transmite uma patologia chamada dermatozoonose, que é alergia a picada de inseto. Essas lesões são semelhantes à picada de formiga", afirma a especialista.

O diagnóstico da meningite criptocócica é considerado de fácil diagnóstico, por apresentar marcado tropismo neurológico, abundância de elementos fúngicos no líquor e nas lesões, presença de cápsula característica, diagnóstico imunológico e coloração tecidual específica.

Continuar lendo