O que é a convivência em grupo?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Conforme Fritzen (2002), a convivência em grupo implica compartilhar a vida profissional, educacional e diferentes atividades com os outros, seja com os membros do grupo ou com os demais que fazem parte do próprio dia-a-dia, com o objetivo de se partilhar a vida, as experiências, buscando uma projeção futura.

Convivência é a acção de conviver (viver em companhia de outro ou outros). No seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.

Cultura de paz A boa convivência se baseia em respeitar os direitos dos outros, aceitar que existem direitos para todos e, também, deveres. Aprendemos as regras de convivência em casa, na escola, com nossos familiares e com todos aqueles que nos rodeiam.

A gentileza é indispensável para se ter uma boa convivência com alguém. Ela pode ser colocada em prática por meio de atos simples, como desejar um “bom dia”, dizer “obrigado” e discorrendo elogios às pessoas. Agindo de forma sincera e afetuosa, mostrando que você se importa com os outros.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

O convívio escolar é fonte de desenvolvimento da cidadania. E é no espaço escolar que as relações se estabelecem e a natureza dessas relações depende da formação autônoma de cada indivíduo. Isso nos remete à dinâmica peculiar e inerente ao ambiente educacional: o clima escolar.

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

Resposta: Não só na classe, mas em todos os lugares precisa ter respeito. Respeite seus colegas, seus professores, seus pais. Respeito é a base de uma boa convivência.

Devemos exercitar os valores relativos do respeito, otimismo, tolerância, calma, coragem, amabilidade, responsabilidade, ética, respeito à natureza, cooperação, solidariedade, justiça, entre outros que, alimentam o nosso caráter e guiam a nossa conduta.

Conviver com outras pessoas é talvez a maior fonte de desenvolvimento que um ser humano pode ter. Manter bons relacionamentos ao longo do tempo requer dedicação, além disso, acompanhar de perto a vida de outras pessoas faz com que tenhamos outras perspectivas em relação a variados aspectos da vida.

O valor de saber conviver sustenta todas as áreas da nossa existência. É essencial para ser feliz como casal, formar uma família e criar os filhos. A boa convivência deve estar presente em qualquer propriedade de vizinhos, escritório de trabalho, bem como em qualquer limiar que atravessarmos e onde houver pessoas.

Esses conceitos são pilares fundamentais para a convivência, como a igualdade, a fraternidade,a justiça, a empatia, e a dignidade.

Melhores regras de convivência para se dar bem com a vizinhança

  • Conheça e respeite as regras. ...
  • Cuidado com as áreas compartilhadas. ...
  • Atenção ao barulho. ...
  • Exercite a paciência. ...
  • Conheça seus vizinhos. ...
  • More em um bairro inteligente.

5 dicas para a Convivência Social?

  • Nao violência nos atos e atitudes;
  • Saber comunicar e interagir de acordo com o grupo;
  • Democracia, decidir em grupo;
  • Cuidados pessoais, higiene é tudo;
  • Cuidados sociais: respeitar o ambiente.

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA.

Entretanto, o trabalho em grupo ou aprendizagem em pares é um dos grandes benefícios que a escola pode proporcionar Às turmas. A integração com os colegas faz parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes. É um preparo para a vida para conseguirem lidar com pessoas e diversas situações, que podem ser negativas.

As regras de convivência ajudarão a criança a aprender a viver com os outros respeitando e se integrando ao grupo, seja na família, na escola ou com os seus amigos no parque. São atitudes muito importantes para que o seu filho seja um adulto feliz e saiba se relacionar com os outros de forma saudável e positiva.