O que é a concupiscência da carne?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Em algumas traduções da Bíblia, a palavra “concupiscência” é traduzida por cobiça ou desejo cobiçoso. A concupiscência é um impulso para satisfazer desejos de forma errada. A concupiscência usa a mentira que podemos encontrar satisfação plena sem Deus.

1 sensualidade, voluptuosidade, volúpia, luxúria, lascívia, libidinagem, libertinagem, lubricidade, erotismo, languidez, carnalidade, carne, incontinência. Desejo de bens materiais: 2 ganância, ambição, cobiça, avidez, cupidez, desejo, anseio.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Mas, há um porém: as nossas iniquidades fazem separação entre nós e Deus. Iniquidade é perversidade, quando a pessoa levanta pensando em fazer maldade pelo prazer. A perversidade leva as pessoas a fazer atrocidades: pedofilia, tráfico humano, latrocínio, maldade com animais, crueldade, falsidade, hipocrisia, etc.

A eliminação da concupiscência exige oração sincera na qual pedimos a Deus que remova esses sentimentos e nos conceda, em lugar deles, um amor caridoso (ver Morôni 7:48). Isso se torna possível, assim como todo arrependimento é possível, por meio da graça da Expiação de Jesus Cristo.

É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.

Para os estudiosos da Bíblia, a palavra lascívia é interpretada como impureza, impudor.

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

No Antigo Testamento a palavra concupiscência pode traduzir o hebraico nephesh, que significa “um desejo ardente”. Neste sentido o termo original é aplicado em Êxodo 15:9 para se referir a ambição do exército de faraó em alcançar e destruir o povo de Israel.

Somente Deus em Cristo Jesus pode mudar os desejos da carne e transforma-los em domáveis por nós. Devemos levar cada pensamento a Cristo, seja qual for não importando hora e lugar. Não seja escravo da sua carne, deixe-a sobre o pé da cruz de Cristo.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Porém, se sois aguiados pelo Espírito, não estais debaixo da blei.

Porfia é discussão, briga, insistência.
A porfia é uma briga que acontece quando as pessoas são teimosas e insistem em ganhar a discussão, não dando o braço a torcer. A discussão se torna feia e as pessoas dizem coisas que não deviam.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

O divórcio é permitido em caso de adultério, abandono inevitável e morte do cônjuge.