O que é a conclusão no método científico?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Conclusão. Finalmente, a partir de tudo o que foi pesquisado e analisado, é nesta etapa do método científico que o pesquisador faz as afirmações sobre o objeto ou fenômeno. Por isso, essas afirmações são chamadas de teorias.

Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de experimentos científicos. Portanto, você precisa ser cuidadoso ao construir sua hipótese.

O método científico é um processo determinado por regras, a fim de produzir um novo conhecimento científico validado e testado. Ele envolve 6 etapas: desde a observação de um fenômeno, sua experimentação até a conclusão, podendo ela descartar ou aprovar sua tese inicial.

o método científico é a forma mais avançada de domínio da natureza pelo homem. qualquer pessoa do povo pode produzir conhecimento científico por meio do método científico. o conhecimento já surgiu por meio do procedimento sistemático da observação com método.

dedutivo

Método científico dedutivo
O método dedutivo é um dos métodos mais populares.

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.

O que é uma Hipótese

  • Hipótese científica. As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas com base em um método científico, contribuindo para a formulação de novas hipóteses. ...
  • Hipótese de Gaia. ...
  • Hipótese Nula. ...
  • Hipótese de Riemann.

São as hipóteses que se referem a que ocorre em determinado caso; Afirmam que um objeto, uma pessoa ou um fato tem determinada característica. Exemplos: pode-se, como Freud, formular uma hipótese de que Moisés era egípcio e não judeu, ou...

Um projeto de pesquisa é um documento onde se articula e se organiza uma proposta de investigação acadêmica. Serve como um roteiro para o trabalho que está por vir e deve responder basicamente a três questões: o que pesquisar; por que pesquisar; e como pesquisar.

O principal objetivo da metodologia científica é proporcionar um método sistemático e objetivo para a investigação, a fim de produzir conhecimento confiável e verificável.

Segundo Will (2012), a pesquisa quantitativa permite classificar e realizar análise traduzindo os resultados em números, para serem classificados e consequentemente analisados. Já na pesquisa qualitativa não há forma numérica, pois o pesquisador utiliza uma forma indutiva para descrever a situação observada.

Descartes

Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, criou a base do método científico e defendeu que o conhecimento e o saber davam poder ao homem sobre a natureza. Mais tarde, Descartes estabeleceu os fundamentos do método científico e anunciou a frase: Cogito ergo sum (Penso; logo, existo).

O método científico funciona como um guia para a pesquisa científica. Por sua vez, a pesquisa científica é um grupo de técnicas que são aplicadas para que um pesquisador consiga desenvolver um estudo. Por exemplo, o desenvolvimento da vacina de Covid-19 foi uma pesquisa científica que utilizou o método científico.

O objetivo do método científico é fornecer explicações objetivas e verificáveis sobre o mundo natural e suas propriedades, baseadas em evidências empíricas. O método científico é utilizado por cientistas em todas as áreas de estudo, incluindo biologia, física, química, psicologia, entre outras.

As hipóteses tem como finalidade comprovar ou refutar uma teoria pré-existente. Esse tema deve ser de relevância para a sociedade e comunidade científica.

Ao fazer a compilação dos dados levantados nas pesquisas é possível identificar Fatos, Padrões, Comportamentos e Insights (ALBUQUERQUE, 2020). Fatos: levantamento das expressões do usuário, argumentos e citações.

Etapa 1 – Capriche na escolha do tema
No primeiro momento você deve escolher qual assunto gostaria de redigir, investigar e comprovar hipóteses. A seleção precisa estar relacionada com a linha científica do seu orientador e a que você está inserido, claro.