O que é a concentração de uma solução?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. Como as quantidades de soluto e solvente são especificadas em unidades de medida diferentes, dizemos que existem tipos de concentração distintos.

Divida a massa do soluto pelo volume total da solução.
representa o volume total da solução. Insira os valores estipulados para ambos e divida-os para descobrir qual a concentração da solução sendo analisada. Não se esqueça de rotular o resultado com as unidades corretas.

A unidade mais utilizada para concentração comum é g/L, pois a massa de soluto é calculada em gramas (g) e o volume de solução em litros (L). Por exemplo, a água do mar apresenta grande quantidade de sais dissolvidos e o cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente como sal de cozinha, é um deles.

Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.

A concentração é a atenção focada à uma atividade, tal como um projeto de trabalho, dirigir, etc. O foco é voltado ao objetivo em si, o que se planeja fazer, aonde quer chegar, etc.

Quais as causas da dificuldade de concentração? Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e deficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância.

A concentração da solução é a relação entre a massa do soluto e o volume de solvente. Alterar a concentração de uma solução é alterar ou a quantidade de soluto ou o volume de solvente. Quando preparamos nosso suco, o "concentrado" que vem na garrafa é o soluto, e a água que adicionamos é o solvente.

Sendo assim, o conhecimento de concentração é de grande importância nas atividades práticas, principalmente laboratoriais que necessitem de medições de soluções e solutos, diluição e dose. Já que uma solução pode assumir várias formas com funções e efeitos diferentes.

A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução. A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum.

As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado físico em que se encontram à temperatura ambiente, sendo essa denominação dada em: sólidas, líquidas ou gasosas.

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.

c) % Volume/Volume (v/v) - mL (ou L) de soluto em mL (ou L) de solução. Expressa quantos mL de um soluto numa forma líquida há em 100 ml de solução final. Assim, por exemplo, etanol a 75%(v/v), significa que foi misturado a proporção de 75 mL de etanol puro com 25 mL de água.

Volume da solução 2 = 600 mL. Concentração em mol/L da solução 2 = x mol/L.
...
Os dados fornecidos pelo exercício foram:

  1. Volume da solução 1 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000)
  2. Massa do soluto na solução 1 = 10 g.
  3. Volume da solução 2 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000)
  4. Massa do soluto na solução 2 = 20 g.

Assim, quando aumentamos a concentração de um ou mais reagentes, a quantidade de partículas deles aumenta no meio. Consequentemente, ocorrem mais colisões entre as partículas, e a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas (que resultem na reação) torna-se maior, o que ocasiona um aumento da velocidade da reação.

Com maior concentração, você consegue aproveitar melhor o seu tempo, atingindo seus objetivos de forma mais rápida. Veja também sobre "Musicoterapia", "Caminhada", "Meditação" e "Maneiras de lidar com o estresse".

Concentração é um Estado
Você consegue sentir que está concentrado. É o resultado de como você direciona a sua atenção em uma certa atividade por um período contínuo e consistente de tempo. Pode ser qualquer atividade, como ler, dirigir, realizar uma atividades profissional, cozinhar, jogar um game no computador, etc.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.