O que é a comunicação profissional?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 13 de maio de 2023
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A comunicação é o processo que envolve a troca de informações entre as pessoas ou objetos, utilizando símbolos. É o centro de toda atividade e ferramenta de grande utilidade nas mãos de todos os profissionais e em qualquer área de atuação.

comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Melhora o clima e a integração da equipe
Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue se entender melhor. Assim, fica mais fácil dividir tarefas, trocar ideias e ainda resolver conflitos.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Comunicação é a adversidade mais comum dos negócios e empreendimentos em geral, e é indicada como um dos principais motivos pelos quais eles falham. No caso das unidades judiciárias não é diferente. A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

Veja a seguir.

  • Comunicação escrita. Esse tipo de comunicação é, sem dúvidas, o mais praticado dentro dos ambientes corporativos. ...
  • Comunicação verbal. A comunicação verbal não fica atrás da comunicação escrita, sendo também bastante utilizada. ...
  • Comunicação vertical. ...
  • Comunicação horizontal. ...
  • Comunicação diagonal.

Definimos como uma boa comunicação o processo de transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa, onde uma pessoa é compreendida pelas demais.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Os processos de comunicação envolvem o envio, recebimento e interpretação de mensagens entre um remetente e um receptor. Essas mensagens podem ser transmitidas verbalmente, por escrito ou através de meios não-verbais, como gestos e expressões faciais.

O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.

Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Quando você desenvolve essa habilidade, constrói um bom relacionamento interpessoal e atinge resultados extraordinários no trabalho em equipe.

Comunicação no ambiente de trabalho é toda transmissão e compartilhamento de informações que acontece dentro da empresa. É a chamada comunicação interna, que tem como público-alvo os colaboradores e abrange ações como comunicados, campanhas de incentivo, feedbacks e reuniões.

Veja sete dicas para isso:

  1. Saiba escutar o outro. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Use a linguagem corporal. ...
  4. Pratique a comunicação não violenta. ...
  5. Esteja aberto a novas ideias. ...
  6. Tenha um planejamento. ...
  7. Use os jogos ao seu favor.

Tipos de Comunicação
De acordo com a mensagem transmitida a comunicação é classificada de duas maneiras: Comunicação verbal: uso da palavra, por exemplo na linguagem oral ou escrita. Comunicação não verbal: não utiliza a palavra, por exemplo, a comunicação corporal, gestual, de sinais, dentre outras.

O papel da comunicação é transmitir, através de informações e ações, para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organização é e faz.

Comunicar é a capacidade de receber e passar informações a outras pessoas. A comunicação é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. Essa competência envolve a utilização de linguagem verbal, não verbal, escrita, desenhos ou esquemas, além da escuta.

Na linguagem não verbal, além dos gestos e sinais, pode ocorrer por fotografias, imagens, desenhos, etc. No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

empatia

As principais habilidades de comunicação são a escuta ativa, a empatia e a assertividade. A escuta ativa é o processo de ouvir e compreender o que outra pessoa está dizendo. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e compreender seus sentimentos e perspectiva.

Alguns exemplos de comunicação verbal são: palestras, apresentações, workshops, reuniões, eventos, confraternizações e etc; Um ponto importante sobre ela é o fato de propiciar uma grande interação entre as pessoas; Abrange a oralidade e escrita.

Conheça as 6 melhores práticas de comunicação empresarial

  1. Tenha uma estratégia de comunicação empresarial. ...
  2. Use os líderes como comunicadores. ...
  3. Invista em endomarketing. ...
  4. Mantenha um canal de diálogo. ...
  5. Use boas ferramentas. ...
  6. Adote métricas de acompanhamento.

A comunicação verbal é bastante utilizada no dia a dia das empresas. Ela pode ser colocada em prática através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo. Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizada para a interação dos colaboradores, gestores e líderes.