O que é a compreensão verbal?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Em Compreensão, por meio da habilidade verbal, avalia-se a resolução de situações-problema envolvendo o entendimento de regras sociais e maturidade. A habilidade de conceituação por meio de raciocínio verbal é examinada pelo subteste Semelhanças, o que exige raciocínio lógico e habilidade de síntese.

O atual WISC-IV abrange uma pontuação de QI Total e pontuações de quatro índices fatoriais: Índice Compreensão Verbal (ICV), Índice de Organização Perceptual (IOP), Índice de Memória Operacional (IMO) e Índice Velocidade de Processamento (IVP).

Tal funcionamento sincronizado é possível a partir da Organização Perceptual (OP) – caracterizado como um processo no qual a informação visual se estrutura em padrões coerentes como os grupos, contornos, totalidades perceptivas, tamanho e a sensibilidade ao contraste – sendo este último, uma ferramenta empregada na ...

O QI verbal baseia-se em subtestes verbais onde se faz um apelo ao domínio cognitivo, afetivo e também instrumental. Apela a criança ao uso da verbalização e ao raciocínio verbal.

Uma avaliação de raciocínio verbal é um tipo de análise de habilidade ou aptidão, que pode ser aplicada ao se candidatar a uma vaga. Raciocínio verbal é parte da capacidade cognitiva ou inteligência geral; é a percepção, aquisição, organização e aplicação do conhecimento por meio da linguagem.

Em testes de raciocínio verbal, geralmente você recebe um trecho com informações e precisa avaliar um conjunto de afirmações, selecionando uma das possíveis respostas. No exemplo abaixo, dê sua resposta a cada pergunta clicando em A, B ou C. Você será informado se sua resposta está correta ou não.

O teste de inteligência não verbal avalia o fator g de inteligência, que é definido pela capacidade do indivíduo em utilizar os recursos presentes na resolução de problemas.

No Brasil as versões mais utilizadas são o WISC-IV (voltado para crianças e adolescentes), o WAIS-III (voltado para adultos) e o WASI (versão abreviada, para todas as idades).

O teste Wisc IV é aplicado por uma psicóloga e consiste em subtestes que identificam a capacidade intelectual por meio de uma escala quantitativa de inteligência (Q.I.).

O QI Verbal avalia os processos verbais e de conhecimento adquirido. Já o QI de Execução mede a organização perceptual, capacidade de manipular estímulos visuais com rapidez e velocidade, e outros processos não verbais.

VII) Raciocínio matricial: avalia o processamento de informações visuais e raciocínio abstrato envolvendo quatro itens: padrões contínuos e discretos, classificação, raciocínio analógico e raciocínio em série.

A Memória Operacional (MO) é um dos componentes das funções executivas que tem como papel armazenar e manipular a informação durante um período de tempo.

Mesmo antes de começar a falar, a precisa já desenvolve sua comunicação.

  1. Comunique-se com a criança.
  2. Brinque com a criança.
  3. Nomeie. Conte. Narre. Aproveite o dia-a-dia.
  4. Conte histórias.
  5. Trabalhe com os sons.
  6. Insira a criança no mundo da escrita.

Para superar tais dificuldades, é importante trabalhar com documentos autênticos e incentivar também as trocas verbais a fim de aumentar as competências fonológica (as regras de formação das palavras), sintática (organização das palavras nos enunciados) e lexical (reconhecimento dos palavras).