O que é a coisa mais viciante do mundo?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Qual é a droga mais viciante? Segundo especialistas, a droga mais viciante do mundo é a heroína, podendo viciar o indivíduo em apenas 5 doses. Isso se deve ao fato de que o organismo é capaz de apresentar uma alta tolerância à substância, a cada aumento de dose.

Dr Drauzio Varella: "A nicotina é a droga mais difícil de largar"

Atenção, pois alguns alimentos podem ser viciantes. A equipe do E+ ouviu duas profissionais de saúde especialistas em alimentação. E o ranking dos produtos que mais cativam os consumidores é composto por: chocolate, doces em geral, café, batata frita e refrigerantes.

Confira aqui os vícios mais comuns existentes:

  • drogas ilícitas;
  • trabalho;
  • jogos de azar;
  • pornografia;
  • sexo;
  • medicamentos;
  • entre outros.

A K9, que também é conhecida como K2, K4, High Legal, Black Mamba, Cannabis Blends e Spice, é como uma maconha sintética, que já se espalhou por São Paulo capital e, agora, luta-se para que não se expanda pelo interior do Estado.

Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.

O MDMA

O MDMA em particular foi associado com o maior aumento da intimidade, enquanto o GHL/GHB foi caracterizado por aumentar mais os desejos sexuais das pessoas.

cannabis

A cannabis é a droga mais consumida no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas ( UNODC). Em 2020 mais de 4% da população mundial de 15 a 64 anos (209 milhões de pessoas) havia usado cannabis no último ano.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

5 alimentos para memória e inteligência

  • Cereais integrais. Os cereais integrais são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. ...
  • Chocolate meio amargo. A cultura popular já recomendava o consumo de chocolate na hora de uma prova para melhorar a concentração. ...
  • Maçã ...
  • Salmão. ...
  • Gengibre.

Durante o processamento da comida são introduzidos elementos que ativam esse sistema de reforço. E assim se tornam um vício, num círculo semelhante ao que acontece com os toxicodependentes.

No caso dos lácteos, a caseína libera a casomorfina, que se liga a receptores opiáceos no encéfalo, gerando um efeito calmante similar à heroína e morfina, o que gera uma sensação de prazer no indivíduo, fazendo com que ocorra um aprendizado associando queijos e lácteos à recompensa imediata.

Láudano. Descoberto no século XVI d.C. na Suíça, o láudano é uma das primeiras drogas feitas pelo homem. Em outras palavras, a substância foi sintetizada em laboratório e contém quase todos os alcaloides do ópio, como a morfina e codeína.

O fentanil é uma droga opioide sintética extremamente poderosa. Pode ser aspirado ou injetado sozinho ou em combinação com outras drogas. O fentanil é 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. Dessa forma, como essa droga é tão forte, você pode ter uma overdose e morrer a qualquer momento.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista.

A pesquisa Estado da Juventude, Drogas, Prisões e Acidentes feita com base em um estudo do IBGE, de 2003, mostrou que 62 por cento dos usuários de drogas pertencem à classe A --cuja renda familiar supera os 25 salários mínimos ao mês (9,5 mil reais)-- e 85 por cento são de cor branca.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício: desequilíbrio emocional, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, busca por status ou influência do comércio e da mídia.

Vale mencionar que não é apenas guardar, e sim conservar o bolado sem perder a efetividade da planta.

A substância K2, uma espécie de maconha sintética, conhecida ainda por outros 30 nomes, provoca danos como “efeito zumbi”, com força sobre-humana e resistência a dor, ansiedade, agitação, pânico e propensão à violência.