O que é a Cocorinha na Capoeira?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Cocorinha: A Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efectuados em curta distância.

Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Portanto, a capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam, sobretudo, os pés e a cabeça. Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional.

abadá

A vestimenta usada na Capoeira Regional é o abadá. Os abadás de capoeira são Page 10 geralmente de cor branca e podem possuir o logo da escola que o capoeirista pratica.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Fundamentos da capoeira

  • disciplina e respeito à tradição;
  • ritmo do berimbau;
  • preservação da calma e da vigilância durante a prática.

O professor de capoeira Alberto Pereira conta que a capoeira nasceu como uma luta de resistência contra a escravidão. Tanto que ela possui movimentos de ataques como chutes, socos e cotoveladas, contudo, o objetivo da capoeira é se defender em primeiro lugar.

Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:

  • Capoeira Angola – modalidade mais antiga. ...
  • Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. ...
  • Capoeira Contemporânea – é uma prática mais recente, surgiu na década de 70.

O gunga toca a linha grave, raramente com improvisações. O tocador de berra-boi no começo de uma roda de capoeira geralmente é seu líder, sendo seguido pelos outros instrumentos. O tocador principal do gunga geralmente também lidera a cantoria, além de convidar os jogadores ao "pé do berimbau" (para inciarem o jogo).

Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos.

A maioria dos autores afirmam que a capoeira veio para o Brasil trazida pelos negros bantos. A capoeira foi, durante muito tempo, disfarçada e escondida dos senhores de engenho e feitores. Hoje é considerada uma manifestação cultural nascida da luta dos negros pela liberdade.

Veredito. De acordo com a equipe da National Geographic, apesar de a pancada de Foster ter sido a mais rápida e mais forte, o “martelo” de Lateef foi o chute que apresentou a maior razão entre força e velocidade, o que significa que o golpe da capoeira foi o mais efetivo das quatro modalidades de luta avaliadas.

Seja na roda ou em uma situação atípica em que tenha que se defender, o rabo de arraia é um dos mais fortes golpes da capoeira e, se bem aplicado, leva qualquer um ao chão.

Resumidamente, afirma-se que “a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro”.

O branco da vestimenta representa a paz e acredita-se que o mesmo afasta as energias negativas de quem o usa. O uniforme utilizado pelos praticantes da capoeira Angola é composto por uma calça preta ou marrom e uma camiseta amarela.

Na capoeira, o jogo sempre foi a peça principal para sua sobrevivência, desde a época da escravidão onde os escravos tinham que camuflar seus costumes, rituais e ideários, servindo disto que as manifestações culturais sobreviveram ao poder repressivo.

É uma palavra de origem africana, do iorubá, trazida pelos negros malês para a Bahia. Assim também é chamada, até hoje, a indumentária dos capoeiristas. É provável que essa bata que servia as orações também vestisse os jogadores da capoeira durante suas rodas.

estado da Bahia

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.