O que é a cobiça dos olhos?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4 / 5 3 votos

A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente.

No combate contra a cobiça e a inveja nós precisamos aprender a ser humildes e honestos. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

O décimo mandamento da Lei de Deus diz: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo" (Êxodo 20:17).

Olhar puro, olhar iluminado, é o observar profundo e sem máculas, sem apegos e sem aversões. Ver em profundidade. Não ser manipulada nem manipular ninguém. Abrir o coração-mente para a sabedoria suprema.

Há duas formas da fazermos isso: nos alegrando quando vemos, refletido no outro, um pouco daquilo que temos de bom. Mas também podemos nos entristecer, quando vemos o que o outro tem de ruim e descobrimos que somos ruins também daquele jeito.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

Jesus comparou os olhos como a uma candeia que produz a luz para o caminhante, dizendo: “A candeia do corpo são os olhos… se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22). Desta forma, a maneira como é direcionado o olhar, determina a direção do coração, e revela a luz ou as trevas da alma.

Os olhos de Deus são infalíveis, conseguem ver além do que somos capazes de imaginar. O Senhor é capaz de ver os nossos corações. Deus vê tudo, Ele enxerga muito além da nossa aparência física, ele vê os nossos desejos, as nossas intenções, as nossas frustrações e sentimentos mais internos.

Cobiça é desejar o que é do outro. Ele perde e a gente ganha. Inveja é desejar que o outro perca, sem que a gente precise ganhar ou tirar alguma vantagem. Os invejosos são os piores, pois é difícil percebê-los, já que eles não ganham nada com o fato.

A cobiça pode ser caracterizada pelo desejo de possuir bens materiais e a ambição desmedida por riquezas. Aquilo que é de outra pessoa sempre chama mais atenção e é o objetivo a ser conquistado.

desapego, abnegação, desinteresse, desprendimento, indiferença, desamor, isenção.

A Concupiscência da carne –Manifesta-se através do desejo incontrolável de satisfazer o apetite da carne. São as tentações que têm a sua origem de dentro para fora, é o apelo para a vida e o prazer imediato, sem medir as consequências.

A diferença entre o desejo e a cobiça, é que ele permite esperar, enquanto que ela não. A cobiça tira a vida do cobiçoso e pode ter origem no desejo.

Cobiça é querer ter o que pertence a outra pessoa. A cobiça produz inveja e descontentamento com aquilo que temos. Também leva a outros pecados, como o roubo, o adultério e todo tipo de ação maldosa contra o próximo. Por isso, é muito importante evitar a cobiça.

A pesquisadora Kelly Capmbell, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, disse para o BuzzFeed norte-americano que o hormônio do amor, chamado ocitocina, é liberado no corpo durante o contato visual – isso significa que você sente mais carinho por alguém que olha você nos olhos com frequência.

A importância do olhar
Ao olhar nos olhos de alguém, mexemos com várias áreas cerebrais, em um sistema que integra cognição, emoção e ação. Isso é, vários estímulos são despertados nesse momento – e estão ligados, inclusive, à memória.

Pesquisas têm observado que o contato visual mútuo intenso é sinal de interesse recíproco. Esse olhar sustentado entre duas pessoas que já se conhecem denota admiração e amor.