O que é a cobiça da carne?

Perguntado por: ozanette6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia" (Gálatas 5:19).

A carne humana está na cultura bíblica associada à ideia de tentação e pecado e surge, no Antigo Testamento, como oposição à ideia de espírito, alma ou pureza.

Cobiça é desejar o que é do outro. Ele perde e a gente ganha. Inveja é desejar que o outro perca, sem que a gente precise ganhar ou tirar alguma vantagem. Os invejosos são os piores, pois é difícil percebê-los, já que eles não ganham nada com o fato.

porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Afã desordenado de possuir bens materiais; desejo veemente de possuir; ambição de riquezas; avidez; ganância; cupidez.

Pedro disse em sua segunda carne (2:19) que nos tornamos escravos do que nos vence. Se o que nos vence é o vicio, ele nos destruirá, seja em dividas, saúde, perda de emprego, família. Se nosso vício é sexual ficamos escravos do sexo libertino, exagerado e sem controle.

As conversas, as brincadeiras, os perfumes, os sabores, o ritual, tudo isto embute em si o grande prazer de consumir a carne.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia” (Gálatas 5:19).

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

"É uma carne que requer cuidados devido à presença de alguns microrganismos, da mesma forma que devemos cuidar do preparo de frangos, peixes e carnes vermelhas que também possuem microrganismos específicos. Suínos criados de forma clandestina, em especial, podem apresentar perigo.

Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.

Significado de Cobiçado
adjetivo Desejado; que é alvo de cobiça, desejo exagerado: ele tinha cobiçado o meu emprego. Almejado; que se deseja ou almeja algo intensa e exageradamente: emprego muito cobiçado.

Cobiça é o interesse mórbido por bens materiais. É a tentativa de querer tudo para si a ponto de prejudicar outros aspectos mais importantes da vida. Avareza é o apego demasiado aos bens, tornando a vida insuportável e desagradável em razão do medo que o avarento tem de perder a sua fortuna.

Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna, segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2539, o pecado da inveja.

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais.

A eliminação da concupiscência exige oração sincera na qual pedimos a Deus que remova esses sentimentos e nos conceda, em lugar deles, um amor caridoso (ver Morôni 7:48). Isso se torna possível, assim como todo arrependimento é possível, por meio da graça da Expiação de Jesus Cristo.

É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.