O que é a chamada de um jornal?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Resposta: É Recurso utilizado pelo jornal para dar destaque a determinadas matérias. A chamada ocorre sempre na 1ª página do jornal. Pequeno texto referente a um assunto que irá acontecer e responde a três questões básicas para compreensão: que, quem, quando.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos.

Paulo (1992) define lide como uma palavra aportuguesada do inglês “lead”, que significa conduzir, liderar. Ele é a abertura da notícia e, portanto, o responsável por conduzir, por introduzir o leitor naquilo que será noticiado e por despertar seu interesse para que haja uma continuidade de leitura da notícia.

Gazeta é uma permutação da gazzetta italiana do século XVI, que é o nome de uma determinada moeda veneziana. Gazzetta tornou-se um epíteto para jornal durante o início e meados do século XVI, quando os primeiros jornais venezianos custavam uma gazeta.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Hemeroteca é um setor das bibliotecas onde se encontram coleções de periódicos como jornais, revistas e outras obras editadas em série.

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.

Dicas para escrever melhores manchetes

  1. Conheça sua plataforma. O artigo será publicado em formato impresso ou online? ...
  2. Conheça seu público. ...
  3. Seja direto. ...
  4. A escolha da palavra é importante. ...
  5. Não dependa do contexto. ...
  6. A gramática é importante. ...
  7. O seu título tem TACT?

Principais características da reportagem

  • Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  • Presença de títulos;
  • Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
  • Linguagem simples, clara e dinâmica;
  • Discurso direto e indireto;
  • Objetividade e subjetividade;
  • Linguagem formal;
  • Textos assinados pelo autor.

* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.

lide - Palavra aportuguesada do inglês "lead", conduzir, liderar. O jornalismo usa o termo para resumir a função do primeiro parágrafo: introduzir o leitor no texto e prender sua atenção.

O conteúdo dos jornais são divididos em editoriais que são organizados em cadernos, dos mais diversos assuntos, como noticias nacionais, internacionais, economia, esportes, etc. Há também seções de conteúdo jornalístico opinativo, informações institucionais e da utilidade pública.

O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

Resumo sobre o gênero notícia
É um texto jornalístico de cunho informativo que relata fatos e acontecimentos cotidianos. Organiza-se estruturalmente da seguinte forma: título, subtítulo, lide (lead) e corpo do texto.

O que é lide e linha fina? São recursos jornalísticos que auxiliam na melhor absorção da notícia. A diferença entre lide e linha fina é que o lide está incorporado ao texto, sendo, geralmente, o primeiro ou o primeiro e o segundo parágrafos do texto, contendo todas as informações relevantes.

História do jornalismo
Mas foi com a invenção da prensa por Gutemberg, em 1447, que surgiram os jornais modernos como conhecemos hoje, mas eles não eram impressos todos os dias. Com o passar dos anos, em 1609, o jornal alemão Avisa Relation oder Zeitung começou a fazer publicações periódicas.

Gazeta do Rio de Janeiro

A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o jornal oficial da corte portuguesa, enquanto sediada no Rio de Janeiro. Foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Impressão Régia, no Rio de Janeiro. (O Correio Braziliense é um pouco mais antigo, mas era impresso em Londres.)

Mesmo sem cobrir notícias jornalísticas por mais de 100 anos, a Associação Mundial de Jornais reconhece o diário sueco como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.

O termo vem do francês “manchette”, como diminutivo de “manche”, manga, punho, luva, derivado do latim “manica”, manga, por sua vez, de “manus”, mão. Em francês, “manchette”, no diminutivo, era o punho da manga.