O que é a cerâmica indígena?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajós, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo.

“Nas culturas indígenas que trabalham com cerâmica, esse tipo de arte vai além da dimensão material e se insere em um universo maior, que inclui as relações sociais, a relação com a natureza e com a sobrenatureza”, esclarece o curador.

Importante destacar que os índios não utilizam a roda do oleiro e, ainda assim, conseguem desenvolver impressionantes peças. A cerâmica é produzida principalmente pelas mulheres, que criam recipientes, bem como esculturas.

Estudiosos confirmam ser, realmente, a cerâmica a mais antiga das indústrias. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Desse processo de endurecimento, obtido casualmente, multiplicou-se.

A cerâmica começou a ser utilizada desde os tempos antigos, na construção de casas, vasilhas, armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes e até como superfície para escrita.

Além de decorativa, a cerâmica marajoara também era funcional. Entre os principais exemplos de artesanato marajoara estão: os vasos, potes, urnas funerárias, estátuas, miniaturas e brinquedos. Feitas de barro, as peças eram então decoradas com desenhos de cobras ou outros animais.

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

A arte indígena brasileira é produzida pelos povos nativos, antes e depois da colonização portuguesa, que se iniciou em 1500. Há uma grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, que se destacam na arte da cerâmica, do trançado, dos enfeites e das pinturas corporais.

No Brasil, esta cultura se manifesta principalmente através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia. São vários os desenhos e símbolos usados por cada etnia, assim como os tipos de arte praticados.

São porém conhecidos trabalhos indígenas realizados com argilas(cerâmica),adornos (enfeites para o corpo feitos com pedras semi - preciosas), instrumentos de caça e guerra ( machadinhas e pontas de lança) e talvez a utilização de pigmentos minerais ( óxidos de ferros e manganês) para pintura do corpo e de peças de ...

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra.

O artesanato preserva saberes dos ancestrais indígenas, os quais são repassados às próximas gerações, e é uma atividade de caráter familiar que realiza todas as etapas da produção, desde a coleta da matéria-prima até o acabamento final e a comercialização das peças.

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. Cerâmicas são materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente por tratamento térmico em temperaturas elevadas, partindo de matérias-primas na forma de pós.

Tradicionalmente se diz que a composição da massa cerâmica é tri-axial, ou seja, é formada por argilas, quartzo e feldspato. Estas matérias-primas usadas para formar o biscoito têm características químicas, mineralógicas e comportamento de queima bem diferentes daqueles usadas na construção civil.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Os cerâmicos são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não-metálicos unidos por meio de ligações químicas. Estes materiais podem ser cristalinos, não-cristalinos ou uma mistura de ambos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica, mesmo em altas temperaturas.

Feitas com a própria terra, água e fogo, por mãos femininas, a arte da cerâmica indígena é uma bela representação do poder da mulher para afirmar resistência na luta climática, provando que são elas que lidam e cuidam da Terra.

O surgimento das primeiras peças em cerâmica se funde à evolução humana enquanto sociedade, atuando como um registro da história e cultura de diferentes povos. Hoje, a matéria-prima serve como base para obras de arte, utensílios, itens decorativos e revestimentos, trazendo este vínculo entre tradição, cultura e beleza.

A Cerâmica Marajoara é uma dentre as artes em cerâmica mais antigas e elaboradas do Brasil, sendo reconhecida por sua sofisticação. Ela começou a ser produzida pelos índios da Ilha do Marajó (próximo a Belém, no estado do Pará).