O que é a centralização política?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A Centralização Política é quando um governo tem um sistema em que todo poder público e todas as decisões políticas são tomadas por uma única autoridade central, podendo ser uma única pessoa ou um determinado grupo.

1. Reunir no centro. 2. Pôr no centro ou numa posição central.

A centralização política foi condição para a expansão marítima e comercial nos séculos XV e XVI porque os Estados Nacionais buscavam formas de concentração de riquezas para aumentar o seu poder. Desta forma as práticas mercantilistas através do metalismo impulsionaram a expansão marítima e comercial.

Dentro da administração, a centralização mostra que a pessoa que está no topo da hierarquia possui a mais alta autoridade dentro de uma empresa, e que as demais acatam essa autoridade conforme as posições abaixo do organograma.

No Brasil de meados do século XIX estava em marcha o projeto de cons- trução do Estado Nacional levado a cabo por políticos conservadores. Era um projeto que visava à centralização política na capital do império e se manifes- tava em diversos planos: jurídico, militar, social, cultural e econômico.

Vantagens da centralização:
Uniformidade nos procedimentos e decisões; Boa comunicação vertical; Facilidade no controle e avaliação; Evita desperdícios e duplicação de tarefas.

Aumenta a produtividade
A centralização de informações apoia a produtividade na empresa ao melhorar o acesso às informações relevantes, permitindo tomadas de decisões mais informadas e garantindo o aumento da eficiência operacional.

“A CENTRALIZAÇÃO ocorre quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos inúmeros órgãos e agentes administrativos que compõe sua estrutura administrativa funcional, denominada Administração Direta.

Entre as principais vantagens da gestão centralizada, estão:

  • padronização nos procedimentos e decisões;
  • maior controle;
  • aumento da responsabilização;
  • simplicidade no monitoramento e na avaliação;
  • boa comunicação vertical, entre outros.

No caso da gestão centralizada, o poder de decisão fica concentrado nas mãos dos líderes, enquanto na gestão descentralizada, as decisões podem partir de diferentes áreas ou funcionários, não necessariamente das lideranças.

A centralização do poder foi possível graças à conjugação dos interesses dos reis, que buscavam aumentar a sua autoridade, e dos interesses da burguesia, que desejava o estabelecimento de normas e padrões que facilitassem o comércio.As transações comerciais eram dificultadas pela grande variedade de pesos, medidas, ...

Tratava-se de um sistema de governo que estava nitidamente ligado à formação dos Estados Nacionais (nações). Foi a centralização política das monarquias. Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca. Abaixo dele estavam seus representantes e os súditos.

Resposta. Antes, haviam setores da nobreza e da burguesia interessados no fortalecimento da autoridade do rei, pois assim o Estado se tornava um instrumento mais eficaz para o desenvolvimento econômico e a construção de sociedades mais prosperas e seguras.

O que é Poder centralizado:
Poder exercido e concentrado nas mãos de um líder, geralmente autoritário, sem qualquer possibilidade de decisão democrática.

No Brasil de meados do século XIX estava em marcha o projeto de construção do Estado Nacional levado a cabo por políticos conservadores. Era um projeto que visava à centralização política na capital do império e se manifestava em diversos planos: jurídico, militar, social, cultural e econômico.

A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona níveis hierárquico mais baixo a tomarem decisões.

Dificuldade de controle
A gestão descentralizada reduz a hierarquização e a difusão de informações a respeito das atividades realizadas pelos colaboradores. Isso faz com que haja uma maior dificuldade de controle.