O que é a cegueira noturna?

Perguntado por: lsampaio7 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Cegueira noturna é a incapacidade do olho em se adaptar à iluminação reduzida, resultando em queixas do paciente de não ser capaz de enxergar à noite ou com pouca luz.

Os principais sintomas da cegueira noturna são:

  • Dor de cabeça.
  • Dor nos olhos.
  • Náusea.
  • Vômito.
  • Visão embaçada.
  • Sensibilidade à luz.
  • Dificuldade em enxergar de longe.

O conselho Brasileiro de Oftalmologia reforça que ovos, laticínios, cenoura, pimentão vermelho, manga e folhas de verde intenso protegem a córnea e evita cegueira noturna.

Quando tem origem genética, ela não tem cura. Contudo, se for diagnosticada precocemente, isso pode ajudar na eficácia do tratamento, evitando a cegueira parcial e até total do paciente.

A cegueira pode ser não reversível quando provocada por glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). No entanto, a baixa visão por falta de prescrição de óculos ou a cegueira provocada pela catarata, podem ser revertidas com a cirurgia de catarata e o implante de lente intraocular.

Entre as muitas habilidades que eles têm, que nós humanos (ainda) não temos, está a visão noturna. Imagine enxergar tudo mesmo com a ausência de luz - essencial para visão. A verdade é que é uma questão de tempo até os seres humanos adquirirem essa habilidade restrita apenas a alguns animais.

Você sabe como funciona a visão noturna? Essa tecnologia é responsável por captar a luz do ambiente por meio de lentes frontais, possibilitando a recriação amplificada da paisagem no escuro.

Existem basicamente 3 tipos de visão noturna, cada uma com vantagens e desvantagens. O primeiro e mais antigo usa iluminação infravermelha simples, com uma faixa pequena do espectro, e como a frequência é baixa, a resolução fica prejudicada, as imagens são sempre borradas, sem definição.

"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.

Entre os principais fatores que elevam a chance de desenvolvimento de cegueira estão a diabetes, a hipertensão, problemas relacionados à tireoide, artrite reumatoide e traumas oculares. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, o que leva a danos no nervo óptico.

Já se perguntou porque não enxergamos muito bem no escuro? A resposta se dá através de dois tipos de células que são responsáveis pela nossa capacidade de enxergar: cones e bastonetes. Os cones são responsáveis pela visão de cores, e os bastonetes, pela melhor capacidade de enxergar no escuro.

Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

Entre as causas mais frequentes de cegueira estão a Catarata, o Glaucoma, os Erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Pessoas com miopia enxergam objetos distantes desfocados. Durante a noite esse quadro se intensifica.

A deficiência de Vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano.

A vitamina A, por exemplo, é responsável por recarregar as moléculas sensíveis à luz e estimular a mitose que renova os tecidos dos olhos. Esses elementos, incluindo aminoácidos essenciais, podem ser encontrados em uma dieta saudável, com alimentos frescos e com o mínimo de processamento industrial.

Não podemos corrigir a visão sem ajuda profissional e não existe nenhum conserto rápido e fácil para os problemas de visão. Mas com ferramentas como uma boa nutrição e uma boa dieta, você ainda consegue ajudar os seus olhos naturalmente e por si mesmo. Como sempre, fale com o seu oftalmologista.

As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.