O que é a carne no mundo espiritual?

Perguntado por: ulacerda5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A carne humana está na cultura bíblica associada à ideia de tentação e pecado e surge, no Antigo Testamento, como oposição à ideia de espírito, alma ou pureza.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Dá-se o nome de carne (do termo latino carne) ou vianda (do francês viande, "alimento") ao tecido muscular dos animais, inclusive do homem. Algumas vezes, o termo se refere apenas à carne de mamíferos, ou de mamíferos e aves. De modo ainda mais estrito, o termo se refere apenas à porção vermelha do tecido muscular.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

Esse conceito, evidentemente, é figurado e aponta para o sacrifício de Cristo, já que Ele entregaria seu corpo (e sangue) para a crucificação em nosso favor. O mesmo evangelho de João explica que “carne” é a manifestação de Cristo: Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.”.

Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem comedidas. O espírito almeja o que é invisível e espiritual. Ter consciência desta luta interior é imprescindível para quem deseja servir a Deus.

12 Porque não temos que alutar bcontra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os cpríncipes das dtrevas deste mundo, contra as hostes espirituais da emaldade nos lugares celestiais.

Gálatas 5:19-21 NVI
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.

Resposta: “Carne” vem do Latim CARO, “carne”, de uma fonte Indo-Europeia KER-, “cortar, arranhar, tirar pedaços”, o que se costuma fazer para preparar um churrasco, mesmo que o animal abatido discorde.

A história começa há 2,7 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos começaram a consumir carne vermelha a partir de sobras de carcaças e ainda sem o uso do fogo.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o ...