O que é a carência emocional?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A carência afetiva caracteriza-se por uma dependência acima do normal de outra pessoa. O indivíduo carente sente que precisa do outro para ser feliz e sentir-se amado. Por isso, aceita qualquer tratamento, bom ou ruim, por medo de ficar sozinho. A submissão é um fator muito presente nessa condição.

Pessoas carentes procuram sempre estar perto de outras pessoas. Elas costumam ter muita proximidade com seus familiares, amigos e cônjuge. Além da necessidade da presença física, sobretudo em ambientes movimentados, elas gostam do contato físico, como abraços e beijos.

A carência afetiva causa insegurança. Por não acreditar ser competente e capaz de resolver os seus próprios problemas sozinha, a pessoa carente tem dificuldade para progredir na carreira, conquistar os seus objetivos e se relacionar.

"O amor real conta com altos e baixos, apesar disso se escolhe estar com a pessoa. Carência é uma inflamação do coração mostrando que há algo errado com você, é uma disfunção da nossa identidade.

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

As pessoas carentes de amor são aquelas que, provavelmente, cresceram privadas de afeto e proximidade emocional. Aquelas que esperavam o calor de alguns abraços, o apoio de algumas palavras carregadas de amor ou que, simplesmente, não se sentiram suficientemente envoltas pelas pessoas ao seu redor.

Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori.

Como falei, uma das grandes causas da carência é o desamparo e a falta de afeto ao longo da vida — com destaque para a infância e a adolescência. Essa experiência é muito significativa, pois gera efeitos emocionais traumáticos.

Quando estamos carentes pensamos na pessoa com uma forma de possessão, intimidação e ciúme, porque não aceitamos perceber que estamos “perdendo” a pessoa. Todavia, quando sentimos saudade, nosso coração arde pelo crush e ele passa a morar em nosso pensamento.

Significado de Carente
adjetivo masculino e feminino Que não tem posses; que não tem nada; carecente: indivíduo carente; bairro carente. Que necessita de alguma coisa; necessitado: sociedade carente de valores. Etimologia (origem da palavra carente). Do latim carens.

Dicas para superar a carência afetiva

  1. Aprenda a ficar sozinho. Como amar o outro quando você ainda não sabe se amar? ...
  2. Valorize quem você é ...
  3. Saiba enxergar o amor nos pequenos movimentos. ...
  4. Estabeleça metas para sua vida. ...
  5. Reconheça os sinais e busque se ajudar.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

Como a psicologia diferencia o amor x apego
Para a psicóloga, o primeiro passo é refletir se a sua relação possui individualidade. “Quando existe amor, as pessoas conseguem coexistir dentro da dinâmica amorosa. Já no apego, não há respeito à particularidade.

No caso de acompanhamento com o psicólogo, a carência máxima determinada pela legislação é de 180 dias.

Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.