O que é a cambagem dos pneus?

Perguntado por: lcamilo3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O que é cambagem? A cambagem, também conhecida como camber, é uma medida, que diz respeito à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Importante: quando as rodas do veículo estão com ângulos de inclinação com 90º em relação ao asfalto, não é necessário fazer o ajuste da cambagem.

A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão. Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto.

A cambagem ou camber/sopé é um ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, com o objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação.

A cambagem vai desgastar os pneus. Se for mal feita, irá desgastar os pneus muito mais rápido. E isso não é bom sob nenhum aspecto. Você só precisa olhar para o preço dos pneus para saber que a cambagem ainda é muito melhor.

De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Qual é o valor de uma cambagem? Os valores para o serviço de cambagem podem variar a depender da quantidade de rodas a serem consertadas, a gravidade do problema, a sua localidade, os profissionais, dentre outros fatores. Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.

Qual o valor para alinhar e balancear o carro em 2023? Entre as manutenções de carro, alinhamento e balanceamento costumam estar entre as mais baratas, com custos que variam entre R$ 100 e R$ 250 nas principais capitais do país, mas que podem variar significativamente dependendo do local.

Por conta da própria concepção dos circuitos, naturalmente o veículo vai virar mais para o lado esquerdo ou direito, dependendo da orientação da pista. Isso vai sobrecarregar uma das laterais da banda de rodagem, enquanto outra será poupada.

O alinhamento e o balanceamento são procedimentos mecânicos simples e não costumam demorar tanto tempo. Calcula-se que os serviços de alinhamento e balanceamento levem, em média, de 2 a 3 horas para serem concluídos. Seguro, pedágio, multas, estacionamento e IPVA.

Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.

Negativa
Diferente da positiva, na cambagem negativa, os pneus estão inclinados para dentro. Nesse caso, o desgaste dos ombros dos pneus são internos, realizando a projeção do ponto de aplicação do automóvel para o eixo da roda, o que causa instabilidade e fadiga na suspensão.

O que são camber e caster? Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.

Os rolamentos do volante e das rodas, e as homocinéticas das rodas, quando apresentam defeitos, podem ser responsáveis por causar a direção irregular. Você deve inspecionar essas peças em busca de defeitos e falhas, para então efetuar a troca e corrigir o problema.

Balanceamento e alinhamento têm que ser feitos na sequência? Não obrigatoriamente. O que se recomenda é que na execução de um serviço verifique-se os parâmetros do outro. “Isso é avaliado caso a caso, conforme o cenário do veículo.

Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.

Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

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