O que é a camada exosfera?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!

As principais características da exosfera são: Essa camada é formada basicamente por hidrogênio e hélio; Pela presença de plasma, a temperatura fica em torno de 1000 ºC; O ar é bastante rarefeito e, por isso, ocorre a passagem de moléculas para o espaço.

A mesosfera representa a camada mais fria da atmosfera
Ela se estende do limite superior da estratopausa até cerca de 80 ou 85 quilômetros acima da superfície da Terra. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que diminuem à medida que a altitude aumenta.

A última camada da atmosfera é a exosfera. Essa camada faz a transição da atmosfera terrestre com o espaço sideral.

Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.

De acordo com a classificação segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.

2000ºC

É a camada mais alta, e zona de transição com o espaço exterior. Extremamente rarefeita, composta principalmente de hidrogênio e hélio suas temperaturas são em torno de 1000º C, a 2000ºC, podendo variar significativamente em função da atividade solar, latitude e período do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada).

Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.

Principais características da exosfera:
- Não há influência da gravidade terrestre (próximo ao espaço sideral) ou ela é baixíssima (próximo à termosfera).

A exosfera é a última camada da atmosfera, responsável pela transição entre a termosfera e o espaço sideral. Não apresenta limite superior, mas se inicia a partir dos 600 km de altitude. Na exosfera as partículas começam a perder o efeito da gravidade terrestre, fazendo com que as partículas se desprendam da Terra.

Estratosfera: é a camada acima da troposfera, e atinge até 50 quilômetros acima do nível do mar. A temperatura varia entre -5 °C a -60 °C. Essa região da atmosfera abriga a camada de ozônio, que nos protege da radiação ultravioleta, que, em grandes quantidades, é extremamente prejudicial para a vida na Terra.

A termosfera é a maior camada da atmosfera da Terra. Trata-se de uma classificação térmica e inclui a ionosfera e a exosfera. Está localizada logo acima da mesopausa e se estende até 600 quilômetros de altitude. O significado de termosfera é esfera de calor.

As cinco camadas que formam a atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Exosfera: é a camada mais externa da Terra, entre 800 e 10.000km É composta basicamente de Hélio e Hidrogênio. É também na Exosfera onde orbitam os satélites artificias e os telescópios espaciais .