O que é a brincadeira Strike?

Perguntado por: eandrade9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Produzido em material resistente e durável, torna uma brincadeira divertida e segura. Leve já essa diversão para casa e capriche nos arremessos. A turminha vai adorar esse jogo fácil e divertido. Mire a bola nos pinos e jogue, quem derrubar mais pinos vence.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Mancala

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: a amarelinha, a bolinha de gude, as cantigas de roda, o passa anel, ... Quais são os jogos mais antigos do mundo? Mancala: O jogo mais antigo do mundo! O jogo africano Mancala vem de longa data, cerca de 7.000 anos, e, ao que tudo indica, é o "pai" dos jogos. ...

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

pipoquinha

Cinco-marias, pipoquinha ou belisco, é um jogo também conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das cinco pedrinhas", que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão.

Bumba Meu Boi

Bumba Meu Boi: a brincadeira folclórica mais popular do Brasil.

Brincadeiras de rua antigas. Não é só do “nosso tempo”. Tem brincadeira de rua com tradição que volta a muitas gerações atrás. Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos.

Esse jogo pode ser realizado dentro de sala de aula ou em espaços menores. Um pegador tem seus olhos vendados. Depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes, tenta pegar os demais. Aos demais, cabe apenas tentar fugir e tentar confundir o pegador.

Bolinha de gude, pular corda e rodar pneu de bicicleta (ou bambolê) com um pauzinho na rua. Fazer sua boneca de pano, ou de espiga de milho ou criar bichos da fazenda com chuchu (ou outro legume que sobrava da feira) e palitinhos de fósforo usados.

65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, aonde as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para profissionais como para amadores. O boliche é um esporte organizado mundialmente sob o comando da FIQ (Fédération Internationale dês Quileurs), com sede em Wisconsin (EUA).

Etimologicamente, poderíamos chamar o praticante de Boliche de “bolicheiro“, conforme consta nos dicionários: (bo.li.chei.ro) sm. 1. Indivíduo frequentador de boliches.

Se você observar bem verá que toda “house ball” (bola fornecida pelo boliche) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.

Jeito de brincar
Cada jogador bate na mão do outro, que "passa a palma" para o outro amigo, enquanto cantam a música abaixo (cada sílaba vale uma palma), até atingir a letra "u". Aquele que conseguir bater na mão do colega ao falar "u" desclassifica o outro. Caso contrário, ele mesmo deve sair do jogo.

Como brincar de 'jogar o mal no lixo'?
Dobre todos os papéis e coloque-os numa sacola. Cada pessoa deve escolher um papel por vez. A pessoa deve ler a palavra - sem revelar - e decidir se fica com a palavra ou a joga no lixo. Ao fim, cada pessoa lê e conta as suas palavras.

O brincar heurístico é uma abordagem para a aprendizagem de crianças que estão em seu segundo ano de vida, quando elas têm o desejo natural de conhecerem o mundo em que vivem e seus elementos, a partir da ação direta sobre eles.

Esse jogo é bem parecido com outro clássico, o pega-pega. O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante.

Em relação a esse passatempo, especula-se que sua criação ocorreu na China, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Além disso, não são só os pequenos que se divertiam com esse jogo: na Era Vitoriana e na Idade Média, a cabra-cega era entretenimento na Casa dos Tudor, dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603.

Funciona assim: elas fazem uma roda e sentam; o “ganso” vai andando, tocando com suavidade na cabeça dos amigos e dizendo: "Pato, pato, pato, ganso!". A criança tocada quando é dito "ganso" tem que levantar e correr atrás do outra, ao redor da roda.

“ Balança caixão balança você, da um tapa no bumbum e vai se esconder”. A partir disso o objetivo é achar todos os demais e bater(tocar) no pique (local escolhido). Recursos Necessário: Nenhum. Possibilidade de utilização: Local amplo com possibilidade de se esconder.

Modo de jogar
As crianças ficam em roda e uma delas fala: – Elefante colorido! Os outros perguntam: – De que cor ele é? A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.