O que é a bandeira bigênero?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Além das atitudes de Sunny, a bandeira antiga possui 7 faixas muito centralizadas no masculino e no feminino. Por isso, somando todas as polêmicas, a comunidade bigênero está usando uma nova bandeira com 5 faixas mais inclusivas: Rosa: representando o gênero feminino.

Pessoas bigênero possuem dois gêneros, que podem se apresentar um de cada vez ou simultaneamente. Esses dois gêneros podem ser binários (homem e mulher) e não-binários. Terceiro Gênero — Terceiro gênero (ou terceiro sexo) é um termo guarda-chuva utilizado para se referir a gêneros fora do binário (homem e mulher).

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.

Por isso, somando todas as polêmicas, a comunidade bigênero está usando uma nova bandeira com 5 faixas mais inclusivas: Rosa: representando o gênero feminino. Amarela: representando o gênero não binário. Branca: representando o agênero.

Identificar-se como bigênero é tipicamente entendido como o indivíduo que se identifica como masculino e também feminino e/ou se move entre as expressões de gênero masculina e feminina com pouco meio termo.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

Ser não-binário e ser gênero fluido são a mesma coisa? Não. Nem todo não-binário é gênero fluído. “Por ser uma identidade 'guarda-chuva', a não binaridade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros (gênero fluido) mas também quem recusa ambos (agênero)”, explica Lux.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...

Desse modo, uma pessoa se identificar como agênero “pode significar uma identificação com uma ausência de gênero, com uma ausência de identificação/identidade de gênero ou até mesmo com uma perspectiva de gênero neutro”.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos. INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias.

"Transgênero", "fluido", "intersexual": as novas palavras do léxico dos gêneros. "Transgênero", "fluido", "intersexual": um novo léxico de gêneros nasce para descrever o fim do modelo binário homens/mulheres e acompanhar o surgimento de novas identidades sexuais.

A Bandeira Oficial do Bigender
Tudo o que sabemos é que ela foi criada antes de 2014 com estas cores particulares: Pink - Feminino. Azul - Homem. Lavanda / Púrpura - Como uma mistura de azul e rosa, representa androginia ou ser tanto masculino como feminino.

2 - demigirl/demimenina: alguém que se identifica em partes como uma garota/uma mulher, e em partes com outra identidade de gênero.

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

BANDEIRA GÊNERO NÃO BINÁRIO
Não binário: Identidade de gênero derivada do guarda-chuva transgênero. Não binariedade é uma identidade Trans. É usada para descrever pessoas cuja identidade de gênero não é homem ou mulher, tampouco são inteiramente masculinas ou femininas em sua expressão.

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar.