O que é a baixa visão?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

A baixa visão ou visão subnormal, corresponde quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica.

Cegueira: É a perda total da visão ou a baixa visibilidade em enxergar que possua a necessidade da pessoa usar o Sistema de Braille como uma forma de ler ou escrever. Já a Baixa Visão ou “ Visão subnormal” são caracterizadas assim pela visão comprometida, sendo feita ou não correções oculares.

Nos países em desenvolvimento, as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e doenças como a catarata. Já em naqueles desenvolvidos, causas genéticas e degenerativas ganham destaque. Causas congênitas: amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.

§ 1º Considera-se pessoa com deficiência visual aquela que apresenta baixa visão ou cegueira.

Se você conhece alguém que possui cegueira total, seja a congênita ou a adquirida, se ela cumprir todos os requisitos, poderá solicitar diretamente a aposentadoria por invalidez. Esse direito se dá, devido a pessoa ser incapaz de exercer atividades de trabalho.

Acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações. A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão.

Ser míope não significa ter baixa visão, porém o problema pode evoluir e, quando alcança visão abaixo de 20% nos dois olhos, já é considerada baixa visão. "Esse diagnóstico impacta na vida do indivíduo como um todo.

Tipos de deficiência visual

  • Baixa visão. Esta classificação também compreende os graus leve, moderada ou profunda. ...
  • Próximo à cegueira. ...
  • Cegueira.

Evitar iluminação excessiva em sala de aula. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo. Observar o espaçamento adequado entre letras, palavras e linhas. Utilizar papel fosco, para não refletir a claridade.

Não. A pessoa que usa óculos ou lentes corretivas não possui deficiência visual. Embora muitas pessoas com baixa visão façam uso dos óculos, a possibilidade de enxergar depende das patologias visuais apresentadas.

Hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos; Uso regular de óculos de sol de boa qualidade; Utilização regular de óculos de grau de boa qualidade; Exames de rotina em dia, principalmente quem tem doenças oftalmológicas na família.

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art. 4º, III).

O Projeto de Lei 2902/21 assegura a pessoas com deficiência visual a possibilidade de utilizar tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pessoa portadora de deficiência visual tem direito ao acesso à inúmeros benefícios previdenciários, quais sejam: a aposentadoria da pessoa com deficiência, auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e ainda, o benefício assistencial denominado benefício de prestação continuada.

A forma mais eficiente para conseguir comprovar a deficiência é entrando com uma ação na Justiça. Isso porque será possível solicitar uma nova perícia com médico especializado, e nesse caso, o juiz consegue analisar o seu caso de forma mais minuciosa.

O portador de visão monocular pode também se aposentar por idade, com 15 anos de contribuição como pessoa com deficiência, tendo 55 anos de idade (Mulher) e 60 (homem), ou por tempo, tendo 28 anos de contribuição (Mulher) e 33 anos (homem), sem exigência de idade mínima.

Para chegar a este número, a acuidade visual é expressa como fração. O primeiro número representa a distância de teste em pés (20 pés) entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler.