O que é a atenção difusa?

Perguntado por: jteixeira8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

ATENÇÃO DIFUSA: Significa dirigir com atenção, tanto concentrada quanto distribuída. Significa utilizar todos os meios para ter uma visão completa e assumir a condição de condutor consciente, antecipando ações e utilizando bem os retrovisores, eliminando os pontos cegos de visão do veículo.

Existem 4 tipos de atenção: sustentada; seletiva; dividida; alternada.

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.

Na atenção alternada, espera-se que o indivíduo execute, alternadamente, mais de uma tarefa, enquanto que na atenção dividida avalia-se a capacidade de executar duas tarefas simultaneamente.

O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Quem tem TDAH também consegue prestar atenção, igual a qualquer outra pessoa. A diferença é que a pessoa comum pode, voluntariamente, controlar o foco da atenção – ou seja, manter-se concentrada numa ou noutra coisa.

Tipos de Mecanismo da Atenção

  • Atenção Seletiva. ...
  • Atenção Alternada. ...
  • Atenção Sustentada. ...
  • Atenção Dividida.

Atenção difusa
É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto. Ele fica atento à frente do carro, mas se esquece das laterais, retaguarda e indicações do painel, por isso é uma conduta errada. É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno.

As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.

Já a atenção ativa é o que chamamos de concentração: uma atenção voluntária, direcionada, e que depende de um esforço mental para ser mantida.

Atenção focada: faz alusão à nossa habilidade para focar a atenção em um estímulo. Atenção constante: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade durante um período longo de tempo.

Atenção fixa: dirigir olhando apenas para um ponto fixo; Atenção dispersiva: não se concentrar na condução; Atenção difusa: focar em paisagens e/ou atividades que não só a direção.

A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via (condições, sinalização, tempo, etc.), e também as condições físicas e mentais do condutor, os cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.

A atenção alternada favorece a execução de trabalhos simultâneos e/ou diferenciados em suas naturezas. Por exemplo, ao ler um manual de instruções de um computador e, na sequência, executar os comandos indicados neste documento e, posteriormente, testar cada nova função… isso é atenção alternada.

Os principais tipos de teste de teste atenção dividida disponíveis no mercado são: bateria psicológica para avaliação da atenção (teste de atenção concentrada, teste de atenção dividida e teste de atenção alternada), teste de atenção dividida e sustentada (AD & AS).

Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo. Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita.