O que é a arte mimética?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

De acordo com Aristóteles, a arte mimética é uma atividade cognitiva na medida em que permite um entendimento quase filosófico dos eventos humanos, quanto a possibilidade e probabilidade deles: ela expressa a ação e interação humana em sua universalidade.

RESUMO: O conceito de mímesis é apresentado em Platão, Aristóteles, Adorno, Horkheimer e Benjamin.

A mimética implica, por assim dizer, proximidade e distância, próprios da imitação (SÖRBOM, 1966, p. 33 e 40). Na Poética essas acepções, assim como alguma dificuldade em interpre- tá-las, estão presentes, embora o exemplo da pintura, como veremos, seja esclarecedor para entendermos mimesis na obra.

1. Relativo a mimese ou a mimetismo. 2. Que imita (ex.: receia-se que os recentes casos de vandalismo possam ter um efeito mimético).

Mimetismo é a capacidade de adaptação de animais e plantas, que imitam características de espécies parecidas. O animal que imita as características é chamado de imitador ou mimético e o animal imitado é o modelo.

Para Aristóteles “a arte imita a vida”, sendo a arte uma técnica estratégica usada para vencer os empecilhos que sozinha a natureza tem dificuldades para superar, demonstrando com isso que o homem ético e político age com prudência, enquanto o técnico/artista age com habilidade através da licença poética que lhe é ...

Algumas são positivas: emulação, réplica, citação, paráfrase, paródia, mimesis. Outras são negativas: imitação, arremedo, pastiche, simulacro, falsificação, pirataria, plágio, cola, fake. A valorização ou desvalorização depende obviamente do lado em que nos encontramos. Só imitamos aquilo que admiramos.

Segundo Kant, a beleza é a forma da finalidade de um objeto enquanto ele é percebido nele mesmo sem a representação de um fim.

O mimetismo, como mecanismo antropológico mais geral, não é necessariamente consciente, e esse fator ajuda a entender o complexo fenômeno da méconnaissance, sem o qual o mecanismo do bode expiatório não seria possível. Ou seja, os que sacrificam uma vítima, não a veem como vítima, porém como efetivamente culpado.

A principal diferença entre os conceitos de mimésis e catarse esta na consideração de que o esporte possui necessariamente um caráter mimético, mas nem toda experiência esportiva leva a catarse. Palavras-chave: Esporte.

No psicológico, o termo mimetismo é usado para indicar como a criança psicótica pode recorrer a ele, tanto na conduta como em atitudes identificatórias com seus objetos próximos.

Imitação: arcadistas não acreditavam na originalidade, mas na mímese. Nesse sentido, imitar é sublime, a inspiração poética deveria ter sido vivida, só assim a poesia atingiria a perfeição.

Mimese, do grego mimesis, é um dos assuntos abordados no Componente e significa imitação da realidade que, neste caso, é feita através da reprodução artística. Este conceito vem sido analisado por muitos estudiosos, desde os filósofos da Grécia Antiga, como Platão, Aristóteles e Pitágoras.

Para corroborar seu projeto, o filósofo recorre à teoria aristotélica das quatro causas (material, formal, final e eficiente).

O mimetismo, por exemplo, é quando um animal imita o padrão de coloração ou o comportamento de outro organismo como uma forma de proteção. Um dos exemplos mais clássicos de mimetismo ocorre entre a coral-verdadeira e a falsa-coral.