O que é a arte barroca no Brasil?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
O que significa a arte barroca?
A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.
O que é arte barroca e suas características?
Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
Qual é a principal característica do barroco?
As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.
Por que o barroco foi importante no Brasil?
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Quem são os principais artistas do Barroco brasileiro?
Conheça alguns dos principais artistas brasileiros da arte barroca:
- Aleijadinho. Estátua do Aleijadinho. ...
- Mestre Ataíde. A Ultima Ceia, 1828. ...
- José Joaquim da Rocha. ...
- Eusébio de Matos e Guerra. ...
- Jesuíno do Monte Carmelo. ...
- José Teófilo de Jesus. ...
- Agostinho de Jesus.
Quais são as 3 características do Barroco?
Quer na escultura, quer na pintura, podemos observar algumas Caracteristicas do Barroco, tais como: a grandiosidade. a teatralidade. o movimento.
O que marcou o período Barroco?
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.
Qual é o principal objetivo da arte barroca?
Principais características. Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso ...
O que a arte barroca valoriza?
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
Quais são os estilos do barroco?
No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)
Quais são os principais artistas do Barroco?
- Caravaggio
- Gian Lorenzo Bernini
- Rembrandt
- Aleijadinho
- Peter Paul Rubens
- Diego Velázquez
Quais são os pilares da arte barroca?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O que marcou o início do Barroco no Brasil?
O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira.
Como identificar uma obra barroca?
Na chamada arte barroca, notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
Quem trouxe o estilo barroco para o Brasil?
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
Como se desenvolveu a arte barroca no Brasil?
No Brasil, o Barroco se desenvolveu com a chegada dos colonizadores, principalmente portugueses. Se desenvolveu em diversos estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Foi impulsionado de acordo com o fortalecimento econômico de cada região, pautados na produção do ouro, cana e café.
Que poeta introduziu o barroco no Brasil e com qual obra?
a) A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os lusíadas.
Quem é o maior representante do barroco brasileiro?
Gregório de Matos
Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira. O poema que você vai ler agora é de autoria de Gregório de Matos, principal representante da literatura barroca no Brasil.