O que é a arquitetura CISC?

Perguntado por: onovaes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.

Reduz o código executar por já possuirem muito código parecido com outros programas, em forma de uma única instrução. Desvantagens da arquitetura CISC é a impossibilidade de alterar alguma instrução composta para melhorar a performance.

possuir uma arquitetura simplificada. permitir processamento em tempo real. garantir maior rapidez no processamento. ter um número limitado de instruções.

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

Os computadores que usam microprogramação são ditos da família CISC - Complex Instruction Set Computer. Exemplos: IBM 360, DEC VAX, Motorola 68030, família Intel como 8088, 80386, Pentium etc.

A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.

Em virtude disso, na arquitetura RISC foram utilizados mais registradores. As chamadas de função que na arquitetura CISC ocorriam com acessos a memória, mas na RISC isso era feito dentro do processador mesmo, utilizando os registradores que foram colocados a mais.

RISC:

  • Sparc (Sun)
  • Mips (Silicon Graphics)
  • Power (IBM)
  • Alpha (DEC)
  • PA (HP)
  • 88000 (Motorola)
  • i860 (Intel)

Membros da família x86 de arquitetura Intel são conhecidos como máquinas CISC, enquanto que a família Pentium e processadores MIPS são conhecidos como máquinas RISC.

“Pipelining é uma técnica de implementação em que várias instruções são sobrepostas na execução. Hoje, a técnica de pipelining é fundamental para tornar os processadores mais rápidos.” permite que a leitura e a decodificação ocorram simultaneamente.

Indique qual opção representa uma característica comum das arquiteturas RISC e CISC. reposta: A. Elas têm instruções que manipulam dados de registrador-registrador.

São três as partes principais da CPU:

  • Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.
  • ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas.
  • Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

Apesar de inventada em 1974, a filosofia RISC só chegou ao mercado em 1985, pelas mãos da Sun Microsystems, com o Sparc. Hoje temos como microprocessadores CISC toda a plataforma Intel, dos tradicionais ao Pentium. Do outro lado estão o consórcio PowerPC, MIPS, HP e Digital, cada qual com seu chip RISC.

Diferente de outros tipos de memória, os dados da memória RAM não são acessados de maneira sequencial, o que permite que outros componentes da máquina acessem o seu conteúdo de maneira mais rápida. O processador é o cérebro do computador.

É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC. Tem, como principal característica, o acesso à memória de dados de modo separado em relação à memória de programa.

Em resumo, a memória cache é uma parte do processador (CPU) de computadores e dispositivos móveis. Ele atua como uma memória temporária para que o chipset recupere rapidamente os dados, sem a necessidade de uma busca direta na memória principal (RAM).

O que é arquitetura de processador? De acordo com o Dicionario de Termos da computação e da Internet (Dictionary of Computer and Internet Terms) arquitetura de processador é um conjunto de instruções que decodificam e executam operações aritméticas e lógicas.

O processador para desktop Intel® Core™ da 12a Geração redefine o desempenho da arquitetura x86. Apresentamos nossa nova arquitetura híbrida de desempenho,1 combinando núcleos de desempenho com núcleos eficientes para aprimorar jogos, produtividade e criação.