O que é a área total edificada?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

ÁREA TOTAL EDIFICÁVEL (ATE) É a área máxima edificável resultante da multiplicação do Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT) pela área do terreno (S), representada pela fórmula ATE = IAT x S. ÁREA ÚTIL DO COMPARTIMENTO É a área de piso de um compartimento.

Por exemplo, se uma sala tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área dela será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²). por fim, basta somar todas as áreas medidas para obter como resultado a área construída do imóvel.

A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum. A área útil é considerada o espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver), é feita com o somatório de cada área dos ambientes internos.

Área edificada para fins de incidência do IPTU é aquela área num terreno em que se encontra uma edificação (casa, prédio, galpão, etc) independente de sua regularidade na Secretaria Municipal de Urbanismo com o habite-se e sua regularidade no RGI como mencionado acima.

Já a área não computável é uma parte que foi construída, mas não entra no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Alguns exemplos são: terraços, balcões, escadas de segurança, áreas para lazer, entre outros.

As áreas não computáveis de um projeto são as áreas construídas que não consomem do coeficiente de aproveitamento do terreno. Estas últimas são as “áreas computáveis”, já tratadas no post anterior desta série de Conceitos Básicos. Clique aqui para ler.

Significado: Terreno com construção.

Edificação é o substantivo feminino que significa o ato de edificar ou construir alguma coisa, como um edifício. O conceito de edificação está relacionado com a construção civil, significando as técnicas usadas para a construção de edifícios, sejam eles direcionados para habitação ou comércio.

É a soma da área privativa com a fração ideal das áreas comuns. Esta é a parcela proporcional de cada espaço de uso comum que pertence aos proprietários de imóvel. Inclusive, é sobre ela que incide o IPTU.

Como consultar?

  1. Acesse o site do CEDI - Histórico da Edificação.
  2. Informe o número do contribuinte (SQL - Setor Quadra Lote) sem pontos, vírgulas ou traços e clique em consultar. ...
  3. Em seguida os dados do imóvel e o Histórico da Edificação serão exibidos na tela.

Na certidão de quitação de IPTU ou no próprio boleto de pagamento informa a área total.

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.

Área útil é a área interna do imóvel excluindo as paredes e você mede pelo piso. Área construída é a área privativa do imóvel incluindo as paredes.

A área útil, conhecida também como área de vassoura, é a parte interna do seu apartamento. Nesse caso, não é considerado o espaço da vaga de garagem, depósitos externos ou qualquer outro local que você tenha fora da residência. Também não são consideradas as paredes, apenas o chão.

Para regularizar o seu empreendimento, seja ele residencial ou comercial, é preciso apresentar uma declaração do dono da edificação, acompanhada da assinatura do engenheiro responsável. Este processo poderá ser feito pela internet, no site da Prefeitura de São Paulo.

Via de regra, o cálculo é o mesmo para as edificações já prontas; ou seja, são consideradas todas as áreas cobertas, com garagem e até a cobertura, se for um prédio. Essa conta é importante para que as prefeituras possam fazer a cobrança do IPTU, que se baseia na área construída.

Imóveis verticais ou horizontais, baixo ou médio padrão, com valor venal de até R$ 160 mil, destinados à moradia ficam isentos do imposto na capital paulista. Ou seja, um apartamento com menos de 50 metros paga IPTU 2023 se o seu valor venal não fizer parte do mínimo para se encaixar nos imóveis isentos.

lembrando a voce que a prefeitura não considera área construida o local onde é coberto com Policarbonato, ou seja, voce não paga IPTU sobre essa area coberta, diferentemente de outros tipos de cobertura com telhas de ceramica, fibrocimento, etc… outra vantagem é a luminosidade , a transmissão de luz no ambiente.

A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.