O que é a arca do Tesouro na Bíblia?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Neemias usa a expressão ”Casa do Tesouro” para falar de uma destas câmaras ou salas onde eram depositados os dízimos (ver Neemias 10:38). Uma espécie de tesouraria do templo. Portanto, ”Casa do Tesouro” é uma expressão para designar primariamente o lugar(ou espaço) onde o dízimo deveria ser guardado.

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

Os tesouros materiais podem ser dinheiro, joias, bens, pedras e metais preciosos, etc. Os tesouros espirituais e eternos são a nossa entrada pela fé no Reino dos Céus e as boas obras da fé (Mt 13.45-46; 16.26; I Tm 6.18). I.

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.

Através desse objeto, Deus se revelava ao povo. A Arca era onde se guardavam os Dez Mandamentos e era um símbolo muito importante para os judeus. Hoje em dia não precisamos mais da Arca da Aliança para estar na presença de Deus.

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião da cidade de Aksum, no norte da Etiópia, onde um único sacerdote pode vê-la. A narrativa dessa tradição etíope encontra-se no Kebra Negast, o Livro da Glória dos Reis da Etiópia.

Deus instruiu Noé a construir um grande barco chamado "arca" para salvar a si mesmos e os animais de todas as espécies. Este foi um ato de misericórdia de Deus e reconhecimento de que ainda havia alguns que seguiam sinceramente a direção de Deus, não importando quais fossem as pressões culturais.

Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor.

1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objectos .

Um tesouro, como comumente conhecemos, consiste em uma volumosa riqueza: pode ser em dinheiro, jóia, ouro, prata, e inúmeros outros bens que alguém possua. Contudo, nunca devemos comparar o nosso Senhor às riquezas materiais, pois, Ele é mais importante do que ouro ou prata.

Reino dos Céus

O maior tesouro que podemos ter na vida é o Reino dos Céus, é o tesouro que não perece, que ninguém rouba nem tira de nós, mas quando colocamos o nosso coração em outros tesouros, não abraçamos o Reino dos Céus.

A arca é um dos símbolos mais ricos da tradição cristã. É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja.