O que é a aporofobia?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A aporofobia é um neologismo - palavra inventada - cuja etimologia remete às palavras gregas á-poros (pobre, desvalido) e phobos (medo, aversão). Assim, aporofobia é o nome dado ao medo e à rejeição aos pobres.

Aporofobia significa aversão, medo e desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente. O termo, que se tornou um neologismo no Brasil, deriva do grego da junção das palavras á-poros [pobres] + fobos [medo].

Na justificativa do projeto, o parlamentar apresenta dados que mostram que o preconceito contra a condição de pobreza, também conhecido como aporofobia, vem aumentando na proporção em que o empobrecimento cresce, e não há como combater tais atitudes por não haver embasamento no Código Penal Brasileiro.

Adela Cortina: O termo “aporofobia” vem de duas palavras gregas: “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. Da mesma forma que “xenofobia” significa “aversão ao estrangeiro”, aporofobia é a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre.

Como combater a aporofobia
A denúncia de construções ou instalações feitas para afastar pessoas de baixa renda dos locais é o primeiro passo para combater a aporofobia. Fotos e vídeos deste tipo de arquitetura hostil podem ser enviados à prefeitura ou a outra autoridade municipal, para ser retirado ou desfeito.

Casos de aporofobia possuem diversas consequências na sociedade moderna, como o impulsionamento da marginalização e desvalorização dessa classe social. Assim, a normalização de comportamentos aporofóbicos é responsável por diversos danos a indivíduos em situações já vulneráveis.

O termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina traduz uma patologia social que se manifesta na aversão a alguém que é percebido como diferente. Em grego, a palavra á-poros significa “sem recursos”, portanto, o termo significa “rejeição ou aversão aos pobres”.

A oneirofobia é o medo que as pessoas sentem de sonhar. O termo surge quando a pessoa tem muitos sonhos ou sonha com frequência. Também surge através dos pesadelos frequentes, deixado a pessoa sem autoconfiança de sua mente, a impossibilitando de dormir ou sequer descansar.

Definição: Repúdio, aversão ou desprezo pelos pobres ou desfavorecidos; hostilidade para com pessoas em situação de pobreza ou miséria. [Do grego á-poros, 'pobre, desamparado, sem recursos' + -fobia.]

O termo foi criado por volta dos anos 1990 pela escritora e filósofa espanhola Adela Cortina. Em entrevista à BBC Mundo em 2020, Cortina explicou que a aporofobia sempre existiu e está nas “entranhas do ser humano”.

Etimologia (origem da palavra pobre). A palavra pobre deriva do latim “pauper,eris”, que significa desprovido do necessário; com poucas posses.

A classe baixa é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como a que menos possui poder aquisitivo, bem como a que possui um padrão de vida e de consumo baixo em relação às demais camadas da população.

1 miserável, indigente, carente, necessitado, desprovido, desabastecido, falto, privado, despossuído, desvalido. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Mendigo ou pedinte: 2 mendigo, pedinte, mendicante, esmoleiro, esmolador, esmoler, pedidor.

CAUSAS DO PRECONCEITO:
Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos.

Continuar lendo Quem sofre aporofobia?