O que é a antropologia utiliza como fontes de pesquisa?

Perguntado por: amoura9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.

A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo. Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é.

A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.

O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser. A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura.

Tipos de Antropologia: evolucionista, social, cultural, física.

Na prática, a etnografia é um dos métodos utilizados na antropologia para coletar de dados e realizar o estudo de um determinado grupo social. A metodologia pode ser utilizada para compreender tradições, crenças, costumes e até mesmo nações. Além de como essas variáveis se modificam se alteram entre as gerações.

Assiste-se, ademais, à emergente reapropriação do modelo dos "quatro campos" (arqueologia, antropologia social/cultural, antropologia biológica e antropologia linguística) e à revisão das relações com outras áreas constitutivas das ciências humanas.

O modelo científico é o mais utilizado na metodologia antropológica no período pré-histórico, ou seja, os pesquisadores usam a base para o conhecimento levando em consideração estudos em diferentes campos, como registros históricos a partir de pinturas rupestres, resultados da geografia, história e outras ciências.

Busca das origens (Perspectiva diacrônica). Estudos de Parentesco /Religião /Organização Social. Substituição conceito de raça pelo de cultura.

A antropologia busca entender as diversas nuances que compõem um humano: toda a questão biológica, social e cultural que trabalham, ao mesmo tempo, para a construção das individualidades e identidades.

O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.

A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural.

o ponto fundamental de referência não é a humanidade,mas o grupo. A Antropologia é uma disciplina relativamente recente no âmbito das Ciências Sociais, se tomarmos como uma referência importante para o seu início, por exemplo, o livro Primitive Culture (1871, Inglaterra), de Edward Tylor.

Se a antropologia brasileira é conhecida sobretudo pelas pesquisas em torno das populações ameríndias e das religiões afro-brasileiras, ela não se limita a essas grandes tradições de estudo, incluindo também a antropologia urbana e rural, a antropologia política, entre outras.

Na antropologia, o conceito de cultura se refere ao conjunto de crenças, valores, práticas, conhecimentos e outros elementos simbólicos e materiais produzidos, transmitidos e transformados pelos seres humanos em suas sociedades.

Esse recolhimento pode ser feito de diversas formas, dentre as quais podemos citar:

  1. Observação. Observar é uma técnica utilizada para inúmeras finalidades, desde os primórdios da vida na Terra. ...
  2. Entrevista. ...
  3. Questionários. ...
  4. Análise de materiais ou documental.