O que é a angina de Ludwig?

Perguntado por: obarros8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A Angina de Ludwig é uma celulite frequentemente originada de uma infecção odontogênica classicamente localizada no segundo e terceiro molares inferiores, que envolve os espaços submandibular, sublingual e submentoniano1,2,3,4.

Iniciou-se um protocolo medicamentoso com antibióticos endovenosos de amplo espectro (Ceftriaxona e Metronidazol).

A angina é quase sempre relacionada a doenças que causam obstrução nas artérias responsáveis por levar sangue ao coração, as coronárias. A maior causa de angina é a denominada aterosclerose, ou seja, a deposição de placas de gordura dentro dos vasos (coronárias) responsáveis por levar sangue ao músculo do coração.

A cirurgia é recomendada para pacientes que são portadores de angina, uma condição clínica caracterizada pelo estreitamento das artérias e redução do fluxo de sangue para o coração. Essa diminuição do fluxo sanguíneo ocasiona dores que irradiam do tórax para os braços, pescoço e dorso.

É importante uma avaliação adequada com o médico cardiologista, avaliando a provável causa da dor e desta forma realizando-se o tratamento correto.

Sinais e sintomas da angina

  1. Sensação de peso, queimação, pressão ou aperto no peito;
  2. Sensação de indigestão;
  3. Falta de ar ou sufocação;
  4. Fadiga;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos;
  7. Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.

Qual o tratamento da angina? O tratamento para angina, é feito com medicação específica, que inclui fármacos vasodilatadores e os betabloqueadores, aumentando assim a irrigação sanguínea ao músculo do coração.

O vinagre de maçã contém propriedades antibacterianas e antissépticas, por isso é muito eficaz no tratamento da infecção das amígdalas ou angina. Misture em um copo de vinagre de maçã um pouco de água e faça gargarejos. O vinagre irá ajudar a reduzir a inflamação das amígdalas.

Existem vários tipos de angina. Angina pectoris é um tipo comum de angina. Outros tipos incluem angina estável, angina instável, angina variante (de Prinzmetal), angina microvascular e angina atípica.

A nitroglicerina é o medicamento mais utilizado no tratamento da angina pectoris (dor no peito causada pela oclusão das artérias coronárias que irrigam o coração). O alívio das dores no peito causado pela NTG é decorrente do processo chamado vasodilatação, resultando no aumento do fluxo sanguíneo cardíaco.

Além da consulta clínica com um médico especialista, o diagnóstico de angina e sua classificação exigem a realização de alguns exames, que podem envolver eletrocardiograma (ECG), teste de esforço, monitorização contínua de ECG, além de exames de imagem mais específicos, como é o caso da tomografia computadorizada e ...

Principais perigos da celulite infecciosa
atingir órgãos essenciais para nossa sobrevivência; requerer a drenagem de abscessos, remoção de tecidos necrosados e amputações; levar à meningite ou encefalite; causar infecção generalizada (sepse) com risco de morte.

As opções terapêuticas são: penicilinas (inclusive as aminopenicilinas: ampicilina e amoxicilina), cefalosporinas, macrolídeos e clindamicina [6].

A angina dita estável geralmente dá as caras durante esforços físicos ou estresses intensos e desaparece com a calmaria. Já o tipo classificado instável irrompe até mesmo no repouso e é considerado mais perigoso.

Evite temperaturas extremamente baixas ou muito elevadas; Não espere muito para tomar a medicação contra angina. Tome-a de maneira profilática antes de iniciar tarefas extenuantes.

Trata-se de um conjunto de sintomas provocados pela redução do fluxo de sangue levado ao músculo cardíaco, em razão do estreitamento das artérias que levam sangue ao coração. A evolução do caso de angina pode provocar um infarto. 33% dos pacientes relatam angina nas consultas*.

A simples dor no peito pode ser provocada por outros eventos, como a arritmia cardíaca, por exemplo. A dor da Angina é intermitente e tende a ser mais intensa diante de um esforço físico, podendo reduzir quando o corpo está em repouso. Algumas pessoas, no entanto, apresentam dor intensa mesmo nesta condição.

A angina é um sintoma caracterizado por dor forte no peito, o que pode remeter a um quadro de infarto, em que há obstrução do fluxo de sangue nas artérias que irrigam o coração. Contudo, ambos são processos distintos. Quando não investigada e tratada, a angina pode provocar um infarto.

Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas. Mas, é importante ter um acompanhamento médico constante, para avaliar as condições de saúde de cada paciente.

A dor no peito também pode refletir problemas de fundo psicológico, como transtorno ansioso e síndrome do pânico. Diante dessa grande variedade de patologias, torna-se muito importante a avaliação médica para o diagnóstico adequado da causa da dor no peito.