O que é a ambiguidade pragmática?
Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase. Apesar de ser um recurso aceitável dentro da linguagem poética ou literária, deve ser na maioria das vezes, evitado em construções textuais de caráter técnico, informativo, ou pragmático.
Quais os principais tipos de ambiguidade explique e dê exemplos?
Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais
Tipo de ambiguidade que acontece quando há o uso de verbos na forma nominal (gerúndio, infinitivo ou particípio). Confira o exemplo: “O menino viu a vizinha correndo”. Nessa frase, fica a dúvida a respeito de quem estava correndo, se era o menino ou a vizinha.
O que é ambiguidade semântica?
Ambiguidade semântica
Quando envolve polissemia, ou seja, um termo que apresenta mais de um significado possível. Exemplo: Estava em frente ao banco. O termo “banco” seria o móvel em que se senta ou prédio, instituição financeira?
O que é ambiguidade duplo sentido?
Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado. Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.
Como identificar a ambiguidade?
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.
O que gera ambiguidade?
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Qual é o sinônimo da palavra ambiguidade?
15 sinônimos de ambiguidade para 2 sentidos da palavra ambiguidade: Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
Como identificar uma frase ambígua?
De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.
Qual a diferença entre a ambiguidade e a polissemia?
Diferenças entre polissemia e ambiguidade
A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.
Qual frase apresenta ambiguidade?
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
O que é polissemia conotação e denotação?
Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.
Quais são os vícios de linguagem?
Vícios de linguagem são desvios da norma gramatical cometidos de maneira não intencional. Eles por vezes causam problemas na mensagem: falta de clareza ou ruídos na comunicação. Podem estar relacionados: ao significado das palavras; ao som e à estrutura das palavras; à estrutura do enunciado.
Como eliminar a ambiguidade de uma frase?
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
Qual é o significado da palavra ambiguidade?
Incerteza, dúvida. Grafia no Brasil: ambigüidade.
Quais fatores são importantes na construção de uma ambiguidade?
A ambiguidade como problema de construção pode ocorrer pelo uso indevido do pronome possessivo, pela colocação inadequada de palavra e pela falha na organização das ideias.
Por que Deve-se evitar a ambiguidade?
Quando a ambiguidade é proposital e tem finalidade estilística, é considerada uma figura de linguagem de palavra e de construção. Mas quando a ambiguidade é consequência da má escolha de palavras ou da posição em que as palavras se encontram na frase, é caracterizada como um vício de linguagem e deve ser evitada.
Quando podemos afirmar que uma Grámatica livre de contexto e ambígua?
Uma Gramática Livre de Contexto é dita ser Gramática Ambígua, se existe uma cadeia que possua duas ou mais derivações ou duas ou mais árvores de derivação.