O que é a água que sai da ferida?

Perguntado por: oapolinario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Líquido pálido e fino que vaza da maioria das feridas é normal. Todas as feridas também têm um certo odor. Diferentes tipos de bactérias têm diferentes odores, consistências e cores. Bactérias adicionais são introduzidas na área afetada se houver tecido morto.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Como cuidar de uma ferida saindo água (exsudato)?
Proteger a pele em volta da ferida para evitar o excesso de umidade chamado maceração. Tratar os sinais de infecção com curativos antimicrobianos em casos de sinais de infecção. excesso de líquido, cheiro forte ou coloração esverdeada ou amarronzada.

Por que a pele descama depois de uma longa exposição ao sol? Quando alguém fica muito tempo ao sol sem usar o protetor adequado, o calor provoca uma dilatação dos vasos sangüíneos que ficam na derme. Com isso, eles liberam um pouco de plasma, líquido onde as células sangüíneas estão em suspensão.

'. Esse aumento da pressão, leva ao extravasamento de água, células do sangue, fatores inflamatórios de dentro da veia para o espaço entre as células da pele e do tecido gorduroso subcutâneo.

O inchaço ocorre quando há uma saída excessiva de líquidos dos vasos para os tecidos. Quando a nossa perna incha, o que ocorre, na verdade, é um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Os líquidos que deveriam estar dentro nos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam e se acumulam na pele.

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências de Lisboa, consigna exsudato apenas como secreção líquida, serosa, resultante, por vezes, de processo inflamatório, e exsudado apenas como particípio passado de exsudar; que sofreu eliminação sob a forma de suor; que se evaporou.

O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.