O que é a água no pulmão?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O edema pulmonar é uma situação de emergência, quando há acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Essa situação diminui as trocas de gasosas do pulmão, causando dificuldade de respiração e sensação de afogamento. A condição também é chamada de edema agudo do pulmão ou simplesmente “água no pulmão”.

Um exemplo: na insuficiência cardíaca, o coração tem dificuldades para bombear o sangue para o restante do corpo e, como consequência, líquidos tendem a se acumular em algumas regiões do organismo, caso dos pulmões. É o que chamamos no jargão médico de edema pulmonar.

De 12 a 24 horas após cessada a fuga aérea; Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.

Diagnóstico de derrame pleural
O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente, radiografia de tórax e os resultados dos exames de sangue do líquido pleural, se necessário com toraconcentese (retirada do líquido por meio de punção) para realização de biópsia.

A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.

Para absorver oxigénio, os pulmões mais sensíveis chegam a ficar ofegantes e perdem mais água do que o normal. E aqui chegámos à importância, acima citada, de dar alívio aos desconfortos respiratórios: beber água.

Chá de gengibre
Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

Drogas e medicamentos
O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo. A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

Como é a dor no pulmão? As características da dor no pulmão dependem de sua origem. Um desconforto sentido como pontada localizada e de intensidade que varia costuma dar pistas de problemas que acometem a pleura. Ou seja: pneumotórax, pleurite e tumores.

Em quais situações inserir um dreno no tórax pode ajudar? No aumento patológico do volume de líquido intrapleural, seja por sangue, exsudato ou pus, ou quando a presença de ar no espaço pleural diminui a pressão negativa preexistente, com consequente colapso pulmonar, que pode ser parcial ou total.

Tosse persistente
Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. Até mesmo gripes e resfriados podem causar quadros de tosse, mas com melhora depois de alguns dias. Se a tosse seca ou carregada permanecer por semanas, é sinal de que algo está errado.

A dor torácica pleurítica decorrente de derrame pleural pode desaparecer conforme o líquido se acumula. Grandes quantidades de líquido podem causar dificuldade para expandir um ou ambos os pulmões durante a respiração, causando falta de ar.

Ela se diferencia da dor muscular que aparece depois do estiramento de algum músculo da caixa torácica e piora diante de certos movimentos, ao apertar a região onde o paciente sente a dor ou até mesmo ao respirar fundo. A dor na coluna vertebral também tem relação com a movimentação do tronco e melhora com repouso".

A nitroglicerina é usada no tratamento do edema pulmonar para reduzir a pressão de sangue que entra no coração. O nitroprussiato é usado no tratamento do edema pulmonar para diminuir a pressão de sangue que sai do coração.