O que é periférico para acessibilidade?

Perguntado por: ddiniz . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Eles podem servir como atalhos para comandos de teclado que possuem ativação dificultada para pessoas com deficiências motoras. Porém, esta construção pode ser revertida para um formato de joystick ou direcional (D-Pad), dependendo das necessidades.

Ou seja, promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso ...

Uma pessoa cadeirante, por exemplo, necessita de rampas, calçadas ampliadas, elevadores e banheiros adaptados para acessar edifícios. Uma pessoa com deficiência visual, por sua vez, precisa de recursos acessíveis que a ajudem a entender o conteúdo online.

É promover a adequação de espaços e a extinção de barreiras físicas e ambientais dentro de residências, espaços públicos e privados, edificações e equipamentos urbanos. Exemplos: rampas, elevadores e banheiros adaptados, calçadas com piso tátil, etc.

Conforme a Lei 13.146/2015, há seis tipos de barreiras que podem estar relacionadas à vida das pessoas com deficiência: as barreiras urbanísticas, existentes em vias e espaços de uso coletivo; as arquitetônicas, encontradas em edifícios; aquelas presentes nos meios de transportes; as de comunicação e informação; as ...

Os seis tipos de acessibilidade, segundo Romeu Sassaki

  • Acessibilidade arquitetônica. ...
  • Acessibilidade comunicacional. ...
  • Acessibilidade metodológica. ...
  • Acessibilidade instrumental. ...
  • Acessibilidade programática. ...
  • Acessibilidade atitudinal.

Os benefícios da acessibilidade nas empresas

  1. Promove a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) ...
  2. Permanece de acordo com a lei. ...
  3. Deixa as pessoas acolhidas. ...
  4. Vira referência para os clientes.

As seis dimensões são: arquitetônica (sem barreiras físicas), comunicacional (sem barreiras na comunicação entre pessoas), metodológica (sem barreiras nos métodos e técnicas de lazer, trabalho, educação etc.), instrumental (sem barreiras instrumentos, ferramentas, utensílios etc.), programática (sem barreiras embutidas ...

Como melhorar a acessibilidade urbana no Brasil?

  1. Ampliar calçadas regulares e com piso tátil. É possível criar equipamentos urbanos multiplamente acessíveis. ( ...
  2. Aumentar a quantidade de calçadas. ...
  3. Adaptar semáforos. ...
  4. Inserir rampas e escadas. ...
  5. Criar políticas de apoio à mobilidade inclusiva.

Estabelece normas gerais e critério básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

O profissional que garante a acessibilidade comunicativa para os alunos surdos, usuário... fonoaudiólogo.

Considerando o ponto de vista do processador para a percepção da informação, os dispositivos periféricos são classificados quanto ao tipo como de entrada, saída ou entrada e saída (E/S). O próprio nome periférico se refere à periferia do processador.

O periférico é todo e qualquer dispositivo de hardware instalado no computador. Ou em outras palavras, periféricos correspondem à parte física do seu computador. São exemplos de periféricos: monitor, gabinete, caixas de som, teclado, mouse, impressora, e assim por diante.

Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: teclado, mouse, scanner, controlador de jogo, câmera, microfone, caneta ótica, etc.