O que é a abordagem psicanalítica?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A abordagem psicanalítica é aquela na qual o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida. Essa é uma modalidade de psicoterapia de percurso, pois o acompanhamento terapêutico do paciente costuma estender-se por muitos anos.

A técnica da psicoterapia breve psicanalítica tem características essenciais, que se referem-se na postura do psicoterapeuta presente na relação, caracterizado por seriedade, continência e neutralidade nos problemas do seu paciente, ou seja, a manutenção do contrato e a preservação do setting ou enquadre.

12 abordagens da Psicologia e Psicanálise

  • Psicologia analítica de Jung.
  • Behaviorismo ou Abodagem Analítico Comportamental.
  • Humanismo.
  • Psicoterapia Corporal.
  • Abordagem Cognitivo-Comportamental (TCC)
  • Psicanálise.

A psicanálise é indicada para todos aqueles que querem aprender mais sobre si, portanto, a qualquer momento você pode procurar um psicanalista para iniciar uma sessão de psicanálise, uma vez que não existe contra indicação para esta terapia.

O Processo Psicanalítico foi um conceito que Donald Meltzer (1967) desenvolveu, procurando dar conta de uma atitude na análise, uma atitude do analista face ao paciente, baseada na integração, procurando a autonomia e o crescimento interno.

1 As 4 Regras técnicas legadas por Freud

  • Introdução.
  • Associação Livre - a regra fundamental.
  • A regra da atenção flutuante.
  • A regra da abstinência.
  • A regra da neutralidade.

O principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a compreender a origem de seus comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados. Ele aprende que muitas das suas atitudes e modos de pensar de hoje possuem relação com acontecimentos do passado que deixaram marcas.

Dentre muitos, podemos dizer que os principais benefícios da psicanálise são: aliviar o sofrimento psíquico, proporcionar uma vida mais consciente e responsável, ressignificar traumas e sentimentos, promover o amadurecimento emocional e o autoconhecimento.

Psicoterapia é qualquer método ou tecnica que trata a mente e seus transtornos, a Psicanálise é um aprofundamento nas tecnicas de investigação e tratamento da pessoa , não há julgamento e sim uma escuta onde é usado a tecnica de associação livre!

Entretanto, como explicamos, a psicoterapia é voltada para modificar a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo e com a sociedade, enquanto a psicanálise se propõe a auxiliar que a pessoa explore o próprio inconsciente e a sua relação consigo mesma.

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

O Psicanalista pode ter a formação em Psicologia tbm, mas pode ter qualquer formação superior, desde que tenha feito o curso de formação em Psicanálise. A diferença principal entre o psicólogo e o psicanalista está, principalmente, na perspectiva da qual se parte para pensar o tratamento.

A terapia tenta restaurar uma relação de pessoas com as normas e regulamentos sociais, enquanto a Psicanálise trabalha para restaurar o relacionamento de uma pessoa com sua vida, sexualidade, relações com as pessoas e com o mundo.

O paciente é levado a refletir e se enxergar de outra maneira durante a abordagem psicanalítica. Com o auxílio do psicólogo, durante as sessões de análise, o paciente passa a conhecer melhor a própria mente e a identificar a razão de seus sentimentos, conflitos e emoções.

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

Faça em grupo, faça uma vez por mês, mas faça. Nesse inicio você vai ficar angustiado, vai querer ver progresso do paciente/analisando, vai ter medo de não lembrar o que a pessoa disse e medo de não ter escutado algo importante. Leve para sua análise. Nunca se esqueça que escutar já é muito.

A base que fundamenta a psicanálise é o desejo de livre associação e, por consequência, da liberdade de expressar as palavras e os afetos. Os fundamentos da psicanálise são sustentados pela teoria geral da personalidade.