O que é 5G puro?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Isso significa que o espectro será integralmente utilizado pela quinta geração, ao contrário do 5G DSS, que compartilha as licenças do 4G.

As versões mais potentes do 5G que chegaram ao Brasil estão sendo chamadas de 5G SA (standalone) e 5G NSA (non-standalone). Enquanto trazem experiências diferentes, ambas já garantem velocidades de conexão na casa dos gigabits por segundo, algo que não era possível nos celulares com o 4G e o 5G DSS.

A faixa de transmissão utilizada na rede 4G, por exemplo, atinge até 2,6 GHz de frequência. No 5G, essa frequência sobe para até 3,5 GHz. Mesmo assim, não há evidenciais científicas que este tipo de radiação cause problemas para a saúde das pessoas. Ao menos, não de forma tão prejudicial.

Já São Paulo apareceu em 48º lugar (56,58 Mbps) dentre as 170 cidades avaliadas. A medição foi realizada ao longo do terceiro trimestre de 2022 e teve Xangai, na China, como primeira colocada (158,63 Mbps médios), segundo a Oola.

O chip 4G funciona em celular 5G? Via de regra, a única troca obrigatória será de aparelho. Porém, nas operadoras em geral, caso você queira usar o sinal 5G NSA, poderá manter seu chip atual. Mas para usar o 5G SA, ou "5G puro", precisará trocar seu chip.

Um dos impactos “negativos” dessa geração de rede móvel tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com a nova tecnologia. Ou seja, para usufruir de todos os benefícios da internet 5G, será preciso dispor de todos os equipamentos, levando a um gasto que pode apertar o orçamento de muita gente.

Enquanto o 4G possui velocidade de transferência de dados de até 1 gigabyte por segundo, no 5G “puro” essa velocidade pode chegar até 10 gigabytes por segundo. Já, com a nova tecnologia 6G essa conexão chega a ser 100 vezes mais rápida, com 1 terabyte por segundo.

Estas radiações são o ultravioleta, os raios x e os raios gama, todas acima da frequência da luz visível.

As empresas Winity II Telecom, a Brisanet, o Consórcio 5G Sul, a Cloud2u, a Fly Link e a Neko Serviços arremataram lotes e ganharam o direito de explorar as faixas para levar serviço de internet à população.

Acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares. 2. Se em “Voz e dados” aparecer o 5G, o dispositivo está com a rede ativada. Se a opção não for exibida, tente clicar e mudar a rede.

Em Genebra, após a instauração da 5G, pessoas que moravam próximas às antenas relataram dores de cabeça, zumbidos no ouvido, problemas no coração, entre outras alterações. Uma matéria na revista suíça L'Illustré, com vários depoimentos, trouxe repercussão para o assunto, resultando na aprovação de uma lei de moratória.

As ondas de rádio, como de celulares e transmissores de rádio AM e FM, e a luz visível também são formas de radiação eletromagnética. Contudo, devido a sua energia mais baixa, estas formas de radiação não são ionizantes e, assim, os níveis de exposição pública destas fontes comuns não danificam as células.

Alguns dos sintomas mais frequentes são dores de cabeça, insônia, irritabilidade, depressão e maior risco de câncer, segundo reconhece a Organização Mundial da Saúde (OMS).

É o caso da Mongólia, por exemplo.

Nasa é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos, pasme você, uma internet de 91 giga Bytes por segundo, caraca, com uma velocidade de internet assim, baixaria todos os jogos e faria toda e qualquer coisa que quizesse!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a faixa para a implantação do 5G em 15 cidades nos Estados do Pará, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São as primeiras depois das capitais, que têm a tecnologia em funcionamento desde julho.

A implantação da tecnologia, que começou em Brasília em julho, começou a valer nas cidades de Fortaleza, Natal e Recife na última segunda-feira (5).

Entre os principais problemas destacados no relatório, estão a baixa disponibilidade de recursos para fomentar o ecossistema nacional em torno de 5G, a falta de mão de obra qualificada (programadores e desenvolvedores) e insuficiência de ambientes que emulem o 5G e permitam a testagem de soluções.

Dentre as características da nova tecnologia está a capacidade de permitir mais dispositivos conectados. Algo cada vez mais necessário diante do avanço da chamada “internet das coisas” e uma comunicação cada vez mais integrada entre os dispositivos tecnológicos, Para isso, a velocidade também aumentará com o 5G.

A conexão também será mais confiável, pois um aparelho vai poder se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo. Isso é que vai revolucionar áreas como a indústria, a telemedicina, ambientes de realidade virtual, carros autônomos, entre outras.