O que é 5 Linha 3 Linha em genética?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.

O que significam 5' e 3'? As RNA polimerases são enzimas grandes com múltiplas subunidades, mesmo em organismos simples como bactérias. Seres humanos e outros eucariontes têm três tipos diferentes de RNA polimerase: I, II e III. Cada um deles se especializa em transcrever determinadas classes de genes.

Como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e o sentido de replicação deve ser obrigatoriamente na direção 5´ para 3´, a síntese das duas fitas ocorre de forma descontínua, ou seja, em sentidos opostos.

No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas: » Adenina (A) » Guanina (G)
...
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes:

  • Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina)
  • Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
  • Um grupamento fosfato.

O DNA é composto por nucleotídeos, os quais são compostos por três partes:

  • Um carboidrato de cinco carbonos (pentose)
  • Uma base nitrogenada.
  • Um ou mais grupos fosfato.

Porque durante a duplicação do DNA (fundamental para divisão celular-meiose e mitose), a enzima DNA polimerase sintetiza as fitas de DNA no sentido 5'-3'( cadeias antiparalelas) que servem para produção de fitas complementares.

DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucléico, um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.

Nos seres vivos e nos retrovírus, o material genético é constituído quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico, o famoso DNA de cadeia dupla. No caso de alguns vírus DNA, o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os vírus RNA têm o ácido ribonucleico RNA como material genético.

Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.

O DNA inteiro de uma célula é replicado durante a fase S (síntese) do ciclo celular.

A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).

A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diploides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.