O que é 30% de visão?

Perguntado por: mfreitas7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Segundo o Dr. Aníbal Mutti, oftalmologista do Centro de Medicina Especializada (CME), o médico testa a capacidade visual usando tabelas padronizadas com letras, números e figuras. " A acuidade é medida no olho direito e depois no olho esquerdo, tanto para longa distância, quanto para curtas distâncias".

Desta forma, a partir desta tabela surgiu o termo "visão 20/20", que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma normal enxerga.

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda.

A pessoa com visão monocular pode solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, que é um benefício concedido pelo INSS para os segurados da Previdência Social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a visão monocular é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

Uma pessoa com visão 20/40 tem 85% de acuidade visual e precisa de seis metros de distância para enxergar o que uma pessoa de visão normal enxergaria a 12 metros.

Quando dizemos que um olho enxerga 20/25, por exemplo, significa que o que uma pessoa normal enxerga à 25 pés, este olho enxerga a 20 pés, ou seja, tem uma visão reduzida. No caso de 20/20, significa que o olho estudado enxerga como uma pessoa normal, ou seja, não tem deficiência de acuidade visual.

O termo baixa visão foi criado para identificar pessoas que possuem de 5% a 30% de visão em seu melhor olho mesmo após intervenções cirúrgicas ou uso de óculos comuns. Ou seja, pessoas que possuem 70% da visão comprometida por algum motivo.

A resolução máxima da nossa visão é de 576 megapixels. O valor foi apresentado por Paulo Schor, oftalmologista da Unifesp, que fez o cálculo baseado num ângulo de visão de 120 graus. O especialista é categórico ao defender que o Full HD é o limite de resolução que nossa visão consegue distinguir.

Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10-7 m) e 400 nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.

Quando uma pessoa com visão normal é capaz de ler com precisão um determinado tamanho de optotipo a uma distância de 6 metros (equivalente a 20 pés), sua visão é considerada 20/20, por que ela foi capaz de enxergar, na distância de 20 pés, o que se esperaria que alguém com visão normal enxergasse.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

A córnea normal é transparente e esférica. convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de um anel de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes.