O que é 100 mm de chuva?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.

A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

26.470 mm

Maior precipitação em 1 ano: 26.470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Assim, no caso em que o volume de chuva registrado é de 600 mm, significa que choveu 600 litros de água para cada metro quadrado.

No caso de uma média de 300 milímetros, é possível dizer que a chuva alcançou uma altura de 30 centímetros, após feita a conversão de medidas.

COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO DA CHUVA
É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm. Claramente falando, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Por exemplo: se choveu 50mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Chova forte: de 10 até 50 mm/h. Chuva muito forte (violenta): a partir de 50 mm/h.

60mm de chuva = 60 litros de chuva num metro quadrado.

Chuva intensa define-se como sendo aquela que registra um grande volume de água precipitado num curto espaço de tempo.

Pela mesma razão, a cidade em que mais choveu em todo o ano de 2022 no Brasil está localizada no Amazonas: o município de Tabatinga registrou a maior precipitação máxima anual, com 3.744 mm. Em 2021, o posto ficou com a cidade de Belém, capital do estado do Pará, com uma precipitação máxima anual de 4.407 mm.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano.

Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano
A Aquae afirma que a Colômbia é o país do mundo com o maior número de milímetros de precipitação por ano: 3.240 milímetros no total, devido à posição geográfica em que seu território está localizado.

A medida do pluviômetro é feita em milímetros (mm) de chuva. Quando se diz que, por exemplo, choveu 10 mm em um dia em determinada região, isso significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base colocada ali seria preenchida com água até uma altura de 10 mm.

Se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área, a PdP (chance de chuva) é de 40%.

Segundo a meteorologista, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm/h. Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

Durante o período do carnaval 2023, o litoral Norte de São Paulo registrou o maior acumulado de chuva que já identificado no País, com 682 mm e um rastro incalculável de destruição.