O que é 1 e 3 Pessoa?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.

8º, o verbo “dever” aparece na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo (devem), expressando uma obrigatoriedade de onde as “advertências exigidas nos artigos 6º e 7º” serão adicionadas nos rótulos dos alimentos.

2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.

b) No discurso em segunda pessoa, o Verbo apresenta desinências que concordam com a pessoa com que quem se fala (ouvinte). Assim, a segunda pessoa gramatical relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, indicada pelos Pronomes Pessoais tu, você (singular) e vós, vocês (plural). Exemplos: Tu falas muito.

As pessoas verbais são: EU (1. ª pessoa do singular), TU (2. ª pessoa do singular), ELE/ELA (3. ª pessoa do singular), NÓS (1.

Lembre-se de que a terceira pessoa é aquela em que usamos ele, ela, eles e elas, enquanto a primeira é marcada por eu. Por exemplo: não escreva "Eu cheguei à cidade em um dia frio e chuvoso", e sim "Ela chegou à cidade em um dia frio e chuvoso" ou "Alice chegou à cidade em um dia frio e chuvoso".

Um texto está em primeira pessoa quando é utilizado o pronome eu e verbos nessa conjugação, e é apresentada a opinião do autor. Já em terceira pessoa é quando os verbos são conjugados no pronome ele/ela e é apresentado o ponto de vista do personagem.

Use o presente para levar a história adiante.
Por exemplo, a narração da primeira pessoa do presente pode ser “Eu abro a janela e grito para ele me deixar em paz. Eu fecho a janela e tento me concentrar no capítulo novo da novela.”

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A primeira pessoa é a que fala (eu, nós). A segunda, com quem se fala (tu, você, Vossa Excelência). A terceira, de quem se fala (ele, ela, Sua Excelência, Sua Senhoria).

Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.

Jogos em Primeira Pessoa (Eu): jogados do ponto de vista do personagem principal. Você não pode ver seu próprio corpo. Jogos em Terceira Pessoa (Ele): são jogados de um ponto de vista externo, onde você pode ver toda a ação.

1ª pessoa: a que fala. 2ª pessoa: a quem se fala. 3ª pessoa: de quem ou do que se fala, quando não for nem a , nem a 2ª pessoa.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.