O que dom João fez para o Brasil?
Ali, institui a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e decreta a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Na prática, este tratado põe fim à condição de colônia ao Brasil, pois até o momento, somente as embarcações portuguesas poderiam fazer o comércio com o Brasil.
Por que dom João transferiu a corte portuguesa para o Brasil?
A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806. Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil.
Qual foi o principal motivo da vinda da família real para o Brasil?
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
Qual foi o decreto de Dom João após a sua chegada ao Brasil?
A abertura dos portos aconteceu no dia 28 de janeiro de 1808, por um decreto real emitido pelo príncipe regente d. João. Esse decreto determinou a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas de Portugal, o que encerrou séculos de existência do pacto colonial.
Quem foi que proclamou a independência do Brasil?
príncipe D. Pedro
Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.
O que Dom João fez no Rio de Janeiro?
Uma nova cultura de requintes europeus introduziu-se no Rio e no Brasil. No antigo Largo do Carmo, atual Praça XV de Novembro, o Paço dos Vice-Reis passou a se chamar Paço Real. Dom João criou instituições e regulamentos que deram início à transformação da antiga colônia, à liberdade e ao desenvolvimento do Brasil.
Qual atitude Dom João tomou ao ser pressionado por Napoleão Bonaparte?
A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte obrigou dom João a optar pela fuga, mas os planos de mudança para o Brasil eram uma idéia antiga. Ressurgia sempre que a independência do país estava ameaçada pelos vizinhos.
Porque os portugueses não gostaram que Dom Pedro ficasse no Brasil?
Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como principe regente. Os portugueses, porem não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.
Quem veio com a família real para o Brasil?
D. João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.
Qual foi o maior benefício que o Brasil recebeu com a vinda da família real?
A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
O que mudou no Brasil com a chegada da corte?
Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.
Porque o Brasil não estava preparado para receber a corte real?
Era muita gente, não havia espaço suficiente para todos, além de não haver comida e água em quantidades suficientes, sendo necessário racionar ambos. A comitiva portuguesa chegou ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, desembarcando em Salvador.
Qual foi a primeira medida tomada por Dom João?
A primeira medida decretada pelo Príncipe Regente D. João quando chegou à Bahia em Janeiro de 1808 foi a abertura dos portos do Brasil ao comércio das nações amigas.
O que o Dom João disse ao seu filho na hora da partida?
Conta a lenda que, pouco antes de embarcar, d. João disse a d. Pedro: "Pedro, se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros."
Quais foram as instituições criadas por Dom João no Brasil?
João, foram criadas várias instituições e as primeiras escolas de ensino superior. Em 1808, foram criadas a Academia Médico- Cirúrgica da Bahia, a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro e a Academia Militar.
O que foi que Dom Pedro gritou?
A Independência do Brasil foi proclamada com a celebre frase de Dom Pedro às margens do Ipiranga: "Independência ou Morte".
Por que o Dom Pedro decidiu ficar no Brasil?
Por que D. Pedro decidiu ficar no Brasil? O desejo da permanência do Príncipe-Regente Dom Pedro no Brasil se inicia com o temor de que Portugal retirasse do Brasil os direitos adquiridos com a elevação do Brasil a Reino Unido, em 1815.
Qual foi a causa da independência do Brasil?
Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.
Por que dom João fugiu de Napoleão?
O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte. Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.