O que dói mais pedra nos rins ou na vesícula?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Nas pedras nos rins, a dor aguda ou intensa é surge nas laterais e na metade inferior das costas, bem como uma dor na parte inferior do abdômen ou na região da virilha. Contudo, nas pedras na vesícula a dor aguda ou intensa ocorre na parte superior direita e no centro do abdômen.

Muitas pessoas descrevem a dor de pedras nos rins como uma dor intensa, quase insuportável — alguns pacientes chegam a comparar com a dor de um parto.

Urina Escura
Quando uma pedra sai da vesícula, e cai na via biliar principal, o colédoco, podem surgir alguns sintomas. Um desses sintomas é o escurecimento da urina. Em alguns casos os pacientes relatam que está com a urina com “cor de coca-cola”.

Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas. É chamada de cólica biliar e caracteriza uma crise de pedra na vesícula. Sua duração varia entre 30 a 120 minutos, e geralmente surge após as refeições.

Os cálculos renais podem não gerar inchaço na barriga, mas apresentam, sim, outros sintomas visíveis que servem de alerta. Ficar atento ao surgimento dessas alterações pode possibilitar que você busque ajuda mais cedo e evite complicações mais sérias da doença.

Sentir dor constante, especialmente após as refeições, é um sintoma comum de cálculos biliares; Náusea. Náuseas ou vômitos são sintomas comuns de todos os tipos de problemas da vesícula biliar; Icterícia.

A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda, especialmente quando os cálculos são maiores ou pequenos, mas em grandes quantidades. As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, área em que a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen.

Isso porque quando os canais biliares estão obstruídos, pode surgir uma infecção, que gera acúmulo de líquido, com criação de bactérias e formação de pus, que leva ao apodrecimento da vesícula, que pode estourar e causar uma infecção generalizada.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

Costuma-se comparar a dor da cólica renal com à dor do parto, por ser muito forte e, em algumas vezes intolerável.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Sintomas de vesícula inflamada
Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes. Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)

Pele e olhos amarelados – Icterícia
Assim como as fezes pálidas e a urina escura, a icterícia é um sintoma que indica quadros mais graves, provavelmente com uma complicação causada pelas pedras na vesícula.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.