O que dói mais implante ou canal?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Quando comparado com a extração de um dente, por exemplo, a realização do implante dentário é muito mais simples e bem menos dolorida.

Pode ocorrer dor após a colocação de implante dentário ou enxerto ósseo. Por esse motivo, são receitados analgésicos para tomar assim que necessário. Em geral a dor é fraca e controlada com analgésicos, no entanto não é normal sentir dores fortes ou insuportáveis, se ocorrer fale com o implantodontista.

Ele acontece se a qualidade óssea for baixa, se houver dificuldades mecânicas em relação à prótese, complicações pós-operatórias ou contraindicações ao implante dentário. Esses são fatores que podem comprometer o sucesso do procedimento e, assim causar dor.

O implante dentário pode ser feito no mesmo dia da extração em pacientes saudáveis e até mesmo é o mais recomendado, para que não seja perdida a arquitetura gengival.

As pessoas têm muitas dúvidas sobre o implante dentário e a principal delas, sem dúvida, é em relação ao tempo de repouso necessário após a colocação dos pinos. O período de repouso varia conforme o procedimento realizado, normalmente é recomendado um repouso nos primeiros 2 a 5 dias.

Evite alimentos duros e difíceis de mastigar
Para que o implante permaneça fixado no osso e a cicatrização ocorra sem complicações, o pino deve permanecer parado. Dessa forma, durante os primeiros dez dias, a recomendação é evitar alimentos de difícil mastigação, como aqueles duros e crocantes.

O repouso geralmente indicado é de no mínimo quarenta e oito horas, podendo levar até dez dias de atestado conforme o tipo de procedimento e a recuperação individual de cada cliente.

Veja as desvantagens do implante dentário:
É mais doloroso; – A recuperação é mais lenta; – O preço é mais elevado. Já a prótese fixa é um tratamento que substitui o próprio dente perdido.

Implante dentario pos operatorio inchaço
Inchaço moderado é normal. Entretanto, para evitar isso, o paciente sai do consultório com anti-inflamatório receitado e recomendações para consumir alimentos frios e usar gelo na bochecha.

Graças aos anestésicos, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento cirúrgico odontológico. Por isso, as pessoas podem ficar tranquilas e despreocupadas durante a intervenção.

Para casos mais simples, a duração do tratamento de implante dentário costuma ser de 8 meses até a avaliação final. Casos mais complexos, que demandam enxertos ósseos ou outros cuidados, por exemplo, podem durar até 2 anos.

Nesses casos é sempre recomendável avaliar se é possível optar por cirurgias menos traumáticas e invasivas como a técnica de cirurgia guiada para instalação de implantes dentários sem cortes/incisões na gengiva. Em média, essa intervenção dura cerca de 1 hora para instalação de um implante.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

A cicatrização demora normalmente quinze dias mas a remodelação total dos tecidos (mucosa e osso) demora cerca de seis meses. A sintomatologia dolorosa deve ir regredindo e sentir-se cada vez melhor com o passar dos dias.