O que dizer quando o padre levanta o cálice?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro cálice consagrado, onde está o verdadeiro Sangue, Corpo, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu”.

O sacerdote colocará a Hóstia na língua e o fiel deverá responder "Amém". O segundo método para receber a Comunhão é na mão. Neste caso, o comungante deve ficar de pé ou de joelhos para receber a Comunhão.

Dependendo da oração eucarística utilizada, em resposta a assembleia enuncia: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”.

A consagração compreende as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia e que o sacerdote repete: “Tomai todos e comei (…). Tomai todo e bebei…”. Ao dizer estas palavras, o pão e o vinho se convertem no Corpo e Sangue de Cristo. É por isso que o padre, no final da consagração, diz: “Eis o mistério da fé!”.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).

“Meu Senhor e meu Deus, eu vos adoro cálice consagrado, onde está o verdadeiro Sangue, Corpo, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo e realmente como está no Céu”.

O Catecismo responde:
(CIC 1377). Ou seja, dura o tempo que dura o pão antes de ser assimilado pelo corpo. Segundo a ciência, este processo não demora muito, e alguns sacerdotes opinam que é conveniente uns 15 minutos de reflexão depois da comunhão. Então na próxima vez que comungar, não esqueça!

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, responde essa questão. Para ele, o cristão que não recebeu o Sacramento do matrimônio nãopode, como deve participar da Santa Missa e da vida ativa na comunidade.

Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

O padre faz a benção confirmando o compromisso de ambos e diz a frase “O que Deus uniu, o homem não separa”, o que representa o enlace do casal.

De acordo com Nikolaus Gihr no livro The Holy Sacrifice of the Mass, a ação de colocar uma pequena partícula da hóstia no cálice tem raízes na Igreja Primitiva e é um costume que significa a unidade com o Papa e o bispo local. Participar do mesmo Santo Sacrifício era considerado um sinal de comunhão eclesiástica.

Para o pão: "Tomai e comei: este é Meu Corpo, que foi quebrado por vós pela remissão dos pecados". Para o vinho: "Bebei dele, todos vós: este é Meu Sangue do Novo Testamento, que foi derramado, por vós e por muitos, pela remissão dos pecados".

A introdução ao Missal Romano descreve os diversos elementos do Ofertório: a procissão dos dons para o altar, as orações da sua apresentação, a colecta na comunidade, o canto do Ofertório, o incenso, o lavabo e a oração sobre as oblatas (cf.

É preciso esperar que o padre peça que o Espírito Santo transforme o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. É neste momento que se deve ajoelhar-se. Se houver sino, ajoelhe-se quando ele soar; 12 – Não ficar sentado durante a Consagração.

A forma indicada para pedir a bênção, não tem nenhum significado misterioso; é um gesto humilde dirigido a Deus que tem sua resposta por meio do sacerdote. Pode-se pedir a bênção a um sacerdote não só apenas no interior de uma igreja, mas também fora dela.

Portanto, não deixe de pedir bênção aos padres e participar dessa unção dada por Deus. E não se esqueça de rezar sempre pelo seu pároco e padres que você conhece.

Padre: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, agora e para sempre!” Depois disso a Assembléia responde o chamado GRANDE AMÉM, que é o principal de toda a missa!