O que dizer quando o cliente não responde?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Comece fazendo um comentário engraçado sobre a demora da moça para responder. Ela não só vai achar graça da situação, mas também pensar em um jeito interessante de retomar a conversa. É só você brincar dizendo que ela deve ter um bom motivo para ficar em silêncio!

Como retornar a um cliente perguntando se ele aceitou seu orçamento? Como cobrar retorno de proposta comercial?

  1. Seja maleável na forma de contato.
  2. Informe sobre os follow-ups.
  3. Faça uma revisão minuciosa.
  4. Registre as informações na nuvem.
  5. Não envie e-mails genéricos.
  6. Humanize seus follow-ups.

Uma vez que você pediu para o seu cliente esclarecer o motivo dele ter dito “não”, pode ser que seja interessante você mudar a sua oferta inicial para tentar transformar esse “não” em um “sim”. Se, por exemplo, o seu cliente disse que o problema era o preço, você pode tentar melhorá-lo e fazer uma contra-proposta.

Neste posts, vamos te mostrar 7 maneira de resgatar clientes inativos:

  1. Descobrir o que houve;
  2. Oferecer um novo produto ou serviço;
  3. Encontrá-lo “por acaso” em um evento;
  4. Fazer uma ponte por meio de outro cliente que ele conhece;
  5. Enviar uma proposta irrecusável;
  6. Mudar de vendedor;
  7. Marcar uma visita para conversar.

Já deixou alguém no vácuo ou foi vítima dessa situação? Ninguém está livre de uma decepção no amor, mas é preciso ter responsabilidade afetiva quando não se quer mais continuar uma relação. Mesmo se o envolvimento não for nada sério, o sumiço pode impactar negativamente a autoestima e até atrapalhar futuros romances.

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo. Ok é uma expressão de origem desconhecida e etimologia bastante discutida.

Se a pessoa a quem se deu "Bom dia!" não deu resposta, algo pode estar indo mal no dia dela (ou seja, ele está tendo um "mau dia"). Então, é melhor esperar que ela se exponha; ou dar a ela o direito de se omitir.

Para deixar aquele sinal de que você não gostou de ter ficado sem resposta de um jeito menos agressivo do que somente perguntar por que ele não te responde, você pode tentar mandar algum meme ou figurinha engraçadinha. Vale lembrar que talvez ele ria e finalmente te responda, ou pode continuar te ignorando.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

Estou atualizando o status de nossa conversa e fiquei com dúvida se você recebeu a proposta que te enviei semana passada. Outro: Gostaria de seu parecer a respeito da proposta emitida para X. Seu feedback é muito importante para mim, principalmente se a proposta ficou fora da sua expectativa.

Como pedir feedback ao cliente?

  1. Permita o anonimato. ...
  2. Foque em pontos específicos. ...
  3. Faça perguntas claras e abertas. ...
  4. Incentive e agradeça a participação dos clientes. ...
  5. Crie formulários.

O segredo para cobrar o retorno do seu cliente sem ser chato está na intencionalidade! Uma dica que funciona é: após combinar a data do próximo contato, não finalize a conversa. Independente do que o cliente mandar, seja um agradecimento, um elogio, deixe o cliente ser o último a falar, não responda!

Vale a pena até dar um ultimato, oferecendo alguma condição única, associando um gatilho mentais de escassez e urgência, por exemplo, para fazer com que o cliente diga sim ou não, e se caso, ele apresentar uma objeção seja possível tratá-la e seguir com essa negociação.

Como lidar com o “não” no processo de vendas?

  1. Não parta para um confronto brusco.
  2. Não leve o “não” para o lado pessoal.
  3. Aja com empatia.
  4. Conheça bem o seu cliente.
  5. Identifique o tipo de objeção apresentado.
  6. Tente contornar as justificativas concedidas.

Veja a maneira certa de fazer isso e evite precisar descobrir como recuperar clientes depois.

  1. 5 dicas para fazer uma boa entrega aos clientes da sua empresa.
  2. Conheça o seu mercado como ninguém. ...
  3. Entenda o que os clientes realmente esperam de você ...
  4. Renove o seu discurso. ...
  5. Invista em capacitação. ...
  6. Remodele sua história.

Confira 5 dicas de como fazer isso.

  1. Escute o cliente e agradeça à crítica construtiva. ...
  2. Identifique o motivo da reclamação. ...
  3. Busque resolver o problema com agilidade. ...
  4. Trabalhe para reverter a imagem negativa. ...
  5. Mostre para o cliente que ele é importante.

5 dicas para evitar o cancelamento e reter o seu cliente

  1. Seja proativo: ...
  2. Tenha pontos de contato visíveis e funcionais: ...
  3. Invista em um bom atendimento: ...
  4. Invista no serviço de pós-vendas: ...
  5. Aposte em pesquisas de satisfação:

Para deixar alguém no “vácuo” e ainda garantir que as notificações da pessoa não te incomodem, o WhatsApp oferece algumas alternativas. Uma opção é arquivar o chat, ação que “guarda” a conversa na aba “Arquivadas”, separando-a das outras trocas de mensagens.

O termo vácuo - que significa a condição de um local completamente vazio, sem a presença de quase nenhum tipo de matéria - é usado como gíria para se referir a quando uma pessoa é ignorada em uma interação, seja online ou presencial.