O que dizer quando não se tem experiência na área?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

Para dar a volta por cima da falta de experiência profissional, dê destaque a outras qualidades que os recrutadores podem analisar, como ter uma boa comunicação e outras experiências, como cursos de idiomas, intercâmbios e cursos complementares.

Abaixo nós separamos algumas dicas para você.

  1. Faça serviço voluntário. Uma ótima excelente maneira de se conseguir experiência é por fazer serviços voluntários. ...
  2. Valorize suas habilidades. ...
  3. Analise o mercado de trabalho e a sua profissão. ...
  4. Peça conselhos aos mais velhos. ...
  5. Use o tempo para se qualificar ao máximo.

O objetivo sem cargo definido
Sendo assim, preencha no objetivo do currículo a área que deseja. Exemplo: Área de Marketing e Vendas. Área de Gestão de Pessoas.

Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho

  1. Coloque o nome da empresa;
  2. Indique o serviço prestado;
  3. Informe a data de conclusão;
  4. Forneça uma referência;
  5. Escreva 4 - 5 bullet points descrevendo o serviço prestado.

Sobre mim no currículo: o que é, como fazer e importância!

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa.
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação.
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais.
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

OBS1: "desempregado" não é profissão, se for o caso, indique a profissão habitual. OBS2: se a pessoal desenvolve diversas profissões, indique a habitual ou a mais recente.

Profissão é aquilo que você FORMOU na área, é aquilo que você estudou para tal; isto é, é o nome do trabalho que você se preparou para realizar, seja em uma escola técnica, faculdade ou universidade.

Exercer a profissão do lar é realizar afazeres domésticos, que deman- dam por conhecimentos e habilidades, muita dedicação e tempo (SANTOS, 2008), e não necessariamente possui remuneração (MELO; CONSIDE- RA e SABBATO, 2007; MELO e CASTILHO, 2009; SANTOS, 2008; SANTOS e DINIZ, 2011).

Se você não possui experiência profissional, essa é a hora de apostar no melhor que você tem para oferecer: a sua formação acadêmica, extracurricular, se houver, e estágios. No caso de cursos extracurriculares, vale a pena colocar a certificação da instituição.

Lembre-se: Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela empresa, são alguns pontos que resultam quase sempre em quebra de contrato no período de experiência.

A experiência profissional é uns dos requisitos mais valorizados pelas empresas na hora de encontrar os candidatos ideais, sabia? Além disso, é uma forma de avaliar se o candidato passou por diversas situações, adquirindo o conhecimento e a prática necessárias para atuar no mercado de trabalho.

Não é fácil demonstrar proatividade no currículo, mas você pode tentar fazer isso no resumo das suas atividades, quando apontar atitudes ou ideias que você teve e de alguma forma trouxeram resultados positivos.

Como organizar os dados relativos às minhas experiências profissionais?

  1. Seja direto ao ponto. ...
  2. Use palavras-chave. ...
  3. Divida em tópicos. ...
  4. Use números. ...
  5. Preste atenção às datas. ...
  6. Detalhe as funções. ...
  7. Mostre como aquele trabalho desenvolveu você ...
  8. Relacione a sua capacitação com as suas experiências.

Cargo de interesse: Tenho facilidade para aprender e assimilar novos conceitos. Julgo-me uma pessoa aberta a novas mudanças culturais e profissionais, adaptando-me bem a elas, boa fluência verbal e escrita, tendo habilidade de organizar e administrar resultados.

Currículo de Coloco-me a disposição para uma oportunidade de emprego, em setor que a empresa disponha de uma vaga a ser suprida e que possa exerce lá. Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas ou informações que se façam necessária me coloco a inteira disposição.

Veja o que colocar no objetivo profissional:

  • Experiência e formação acadêmica.
  • Conquistas.
  • Habilidades e qualificações.
  • Objetivo profissional.
  • Como você vai beneficiar a empresa.

"Pode falar de experiências informais, como bicos, ou até ajuda em empresas de parentes. Trabalhos que fez sem carteira assinada, coisas que, em um currículo de alguém mais experiente, não seria aconselhável colocar", afirma Ricardo Karpat, especialista em recursos humanos e marketing.

A resposta para essa pergunta é: depende. Caso você tenha pouca experiência profissional, vale a pena mencionar as poucas vagas que ocupou, tendo em vista que são as únicas experiências que você teve.