O que dizer oke aro?

Perguntado por: lapolinario6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Orixá que garante nosso sustento, que protege nossas florestas, que nos traz altivez e sabedoria.

Saudações: Okê Oxóssi e Okê Arô.

Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê.

Arolé! Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza.

Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça. Na Umbanda é o chefe dos Caboclos. Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Na Umbanda, Oxóssi é o chefe dos Caboclos e sua saudação é "Okê Oxossi!". Ele é orixá guerreiro, rei das matas e das florestas. Segundo a lenda, Oxóssi é considerado o Rei de Kétu, assim também podendo ser nomeado de Alákétu, onde livrou a população de um dos pássaros de Eleyé, com uma única flecha.

Oração à Oxóssi
“Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha. Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade, a sabedoria. Faça de mim, soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Epa Hei. Saudação à Iansã e significa "olá" com admiração e espanto. Também simboliza “Salve o raio, Iansã!”.

Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.

A cor que melhor representa Oxóssi é o verde, sua data comemorativa é o dia 20 de janeiro, costuma-se fazer grandes festas com muitos banquetes com oferendas a divindade como suas comidas ritualistas: axoxô, carne de caça e frutas.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda. Usa braceletes e pulseiras largas.

Os filhos de Oxóssi têm uma forte conexão com a natureza. Amam a natureza, os bichos e a terra e precisam estar constantemente em contato com esses elementos. Não são ciumentos, muito menos rancorosos, mas bastante carentes, exigindo bastante atenção das pessoas ao seu redor.

Em razão de sua destreza e sabedoria, esteve muitas vezes relacionado à incessante busca pelo conhecimento e à conquista de metas. Em algumas das histórias que povoam o reconhecimento deste orixá, podemos vê-lo como irmão de Ogum e designado para a proteção das florestas.