O que dizer numa entrevista de contabilidade?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Com certeza.

  • Fale um pouco sobre você.
  • Quais são seus pontos fortes?
  • Quais são seus pontos fracos?
  • Quem foi o seu gerente favorito e por quê?
  • Que tipo de personalidade mais te agrada no ambiente de trabalho e por quê?
  • Por que você quer este emprego?
  • Onde você quer estar na sua carreira daqui há cinco anos?

Para Schlindwein (2007), o moderno profissional da contabilidade precisa desenvolver diferentes habilidades como iniciativa, coragem, ética, visão de futuro, negociação, agilidade, segurança para solucionar problemas, tem que ser dinâmico, flexível e com boa capacidade de inovar e criar, sobretudo na sua área de ...

Existem três tipos principais de contabilidade: a contabilidade financeira, a contabilidade gerencial e a contabilidade fiscal.

Se você pretende ser um contador de sucesso, saiba que é fundamental não apenas desenvolver a capacidade de análise e cálculo dos tributos, mas também buscar a atualização constante. As empresas desejam soluções para terem menos despesas com impostos, sem comprometer a imagem e a credibilidade junto ao público-alvo.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente.

Hoje, o contador não deve ser somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente. Do contrário, será superado pela concorrência e perderá boas oportunidades de emprego.

Ele é o responsável por manter todos os trâmites legais da empresa dentro dos conformes, ou seja, em dia. Ele também é um profissional fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois sabe funções estratégicas que podem colaborar para o sucesso do negócio.

É uma profissão muito versátil, pois permite trabalhar como colaborador de uma empresa ou autônomo, prestando consultoria, ou ainda enquanto empreendedor — gerenciando o próprio escritório contábil. Dessa maneira, é um segmento voltado a diferentes perfis profissionais.

Modernizar a forma de trabalho
O contador lida com compromissos, clientes, prazos, cálculos e documentos diversos, todos essenciais para o bom andamento do seu trabalho. Assim, buscar modernizar a prestação de serviços é fundamental para aperfeiçoar o trabalho e aumentar a produtividade.

Principais habilidades e competências de assistentes contábeis

  • Capacidade analítica. ...
  • Solução de problemas. ...
  • Planejamento e organização.

O Balanço Patrimonial junto a Demonstração do Resultado do Exercício é considerado como a demonstração financeira mais importante de toda empresa. Com a análise dele é possível entender toda a configuração patrimonial de uma entidade.

Auditoria contábil. Essa é uma das áreas da contabilidade mais relevantes. Afinal, as atividades do profissional incluem a verificação dos processos de uma empresa, garantindo que estão de acordo com a legislação.

Contabilidade Gerencial
Apesar de serem mais complexas do que as questões de Contabilidade de Custos, é possível resolver (e acertar) as questões de Contabilidade Gerencial no Exame de Suficiência do CFC.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Já para essa teoria, adotada no Brasil e mais utilizada na contabilidade atual, as contas são divididas em dois grandes grupos, que são: contas patrimoniais e de resultado. O primeiro envolve as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido da organização. Já o segundo abrange as receitas e despesas.