O que dizer na hora do batismo nas águas?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Após ela ter feito a confissão de fé, abençoe-a para oficializar o batismo. Diga “Elias, eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados e pelo dom do Espírito Santo.”

Os presentes mais comuns para esta ocasião são aqueles relacionados ao sacramento, como a toalha de batismo*, roupinha* ou então uma medalha*, ou joia que represente este momento. São itens que serão usados durante o evento, mas que poderão ser guardados como lindas lembranças deste momento tão especial.

O batismo nas águas foi algo instituído pelo próprio Senhor Jesus (Marcos 16.15-16). Além disso, os discípulos do Deus-Filho também batizavam as pessoas nas águas (João 3:22).

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.

O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? " Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração".

Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos. Além do mais, vale a pena ressaltar que a responsável por fazer a compra da vela que será utilizada no dia do batizado, não é a mãe, mas sim a madrinha.

O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).

A resposta é SIM!

Você pode guardá-la depois do batismo como uma lembrança deste dia tão especial, ou seja, do primeiro sacramento do seu filho. Ou então, pode entregá-la como uma lembrança para a madrinha ou para a avó, afinal, as avós simplesmente amam guardar esse tipo de lembrancinha.

10) Depois do batizado
Por fim, após a cerimônia religiosa, fica a critério dos pais se os convidados participarão de um café da manhã, brunch ou almoço. Alguns gostam de preparar festas enquanto outros não.

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.

Esta orientação é para toda a arquidiocese; Pais e padrinhos que, sistematicamente, não frequentam a igreja católica ou frequentam outras crenças religiosas não católica, não devem batizar seus filhos ou aceitar serem padrinhos na igreja católica.

26 E o aanjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

Uma calça social branca com uma blusa básica ou um vestido midi/longo são peças que cairão muito bem nesse momento. Você pode optar por tons mais claros como, creme, lilás, rosa bebê, azul claro, branco e por aí vai, sempre nas opções mais claras. Para maquiagem, igual a mamãe, quanto mais natural melhor.

A roupa do bebê:
Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Os símbolos do Batismo

  • A água da imersão.
  • O crisma.
  • O óleo dos catecúmenos.
  • A luz da vela.
  • A veste branca.

Quando você é batizado, recebe a remissão de seus pecados (ver Atos 2:38). Você faz um convênio, ou promessa, com Deus: promete aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, segui-Lo e guardar Seus mandamentos. Se você fizer sua parte, o Pai Celestial promete perdoar seus pecados.

40 frases de agradecimento a Deus, pois Ele é bom
A Deus confio minha vida e a Ele me entrego através da abençoada celebração do batismo. O batismo é o primeiro passo para a vida eterna. Nossos caminhos se tornam mais claros pelo batismo, pois com ele Deus sempre anda conosco emanando Sua luz.

Desde o século 6 ele é usado no batismo, mas poucos sacerdotes mantêm a tradição. “O sal é um símbolo muito profundo, muito bonito. Cristo fala: 'vois sois o sal da terra e a luz do mundo'. O sal é aquilo que dá sabor.